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Mercado: De olho no El Ojo 2017

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Mercado

VALERYA ABREU • marketing@diariodonordeste.com.br

01:00 · 13.11.2017

Após os três dias de realização do Festival El Ojo de Iberoamerica 2017, na Argentina, e dezenas de pontos de vistas sobre a atividade da propaganda, do marketing, no qual, inclusive, o Brasil se destacou com a produção nacional apresentada, algumas boas constatações apontam para a necessidade de melhor entender as mudanças comportamentais. Na fala de muitos especialistas, como Juan José Posada, por exemplo, que é Chief Creative Officer de Geometry Global para a América Latina, considera que "muitas agências ainda desprezam disciplinas que são essenciais para o cliente, como o trade marketing, o shopper marketing, entre tantas outras". Vale a reflexão?

On

Sorrindo

Marca Smiles, que tem se posicionado de forma diferenciada no mercado nacional com ações de marketing bem estratégicas, comemora resultados com a divulgação de crescimento nos lucros: R$ 339,5 mi em 2017, até aqui.

Off

Indignação

Sabe aquela história de produto que vira marca? Muitos querem, poucos conseguem. É o caso da Nutella, que conseguiu até se tornar um adjetivo de uso no dia a dia. Mas o céu de brigadeiro está ameaçado pela mudança na receita. Consumidores ficaram "indignados".

Ícone

Considerado o "frasco mais famoso da perfumaria brasileira", produzido pela marca O Boticário, o Acqua Fresca, lançado em 1979, realmente é um ícone entre os perfumes nacionais. Mas, como até os ícones precisam se reinventar, foi o que fez o perfume, que agora se apresenta em nova embalagem, que inclui "releitura" também da fragrância. Evoluir é preciso.

Mudança

A maioria das campanhas sobre investimentos, promovidas pelos grandes bancos, costumam ser todas iguais, com foco na preocupação com o futuro, invariavelmente. Fugindo a regra, a nova campanha do Itaú, assinada pela agência DM9, traz uma abordagem que se diferencia e incentiva a mudança de hábitos do consumidor, um reposicionamento mais do que estratégico.

"A marca é o parque de diversões. O produto é o souvenir. Quanto mais valioso for o parque de diversões, mais valioso será o souvenir".

Nick Graham. Empresário americano

27

Anos de atuação no setor de moda conduziram a marca cearense Feitiço por vários caminhos. Com o lançamento de coleções criativas (Raízes é a atual), hoje são 11 PDVs mais loja virtual, com uma produção 100% local, enquanto que o mercado nacional é atendido pelo e-commerce.

800

Novas lojas deverão ser abertas até 2019 e investimentos de até R$ 4 bilhões em todo o País. Esses são os planos das Lojas Americanas para o Brasil, que inaugurou neste fim de semana mais uma nova unidade em Fortaleza, no RioMar Kennedy. A rede passa a contar com 42 lojas no estado.

Nova campanha da marca Johnnie Walker foca na questão do consumo responsável de álcool e traz o piloto da McLaren-Honda F1 e bicampeão mundial, Fernando Alonso, como âncora da ação no Brasil. Foram selecionados quatro consumidores que tiveram atitudes responsáveis em relação ao álcool, e que nunca bebem e dirigem, para participar de uma corrida de kart ao lado do piloto. As atitudes responsáveis incluíam desde ser voluntário para ser o motorista da vez ao sair com amigos, usar um táxi após beber, ou ainda o consumo moderado de bebida alcoólica, alternando-o com água e comida. A iniciativa será lançada nas redes sociais durante o fim de semana do GP.

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