COLUNA

Egídio Serpa: Michel Temer reduz o FNE

01:00 · 04.12.2017

 

 

 

 

Decidiu o Governo Temer subtrair do FNE - o Fundo Constitucional do Nordeste - R$ 700 milhões para reforçar o Fies - o fundo de financiamento do aluno do ensino superior. Do FNO (Norte) e do FCO (Centro Oeste), Temer subtrairá um bom pedaço, também. É assim - sempre com aparente boa intenção - que o Governo costuma desviar para outros fins os recursos que, na origem, deveriam servir a objetivos específicos. No caso do FNE, o objetivo é enfunar o desenvolvimento social e econômico desta região, que só cresceu e segue em crescimento por causa e por força dos incentivos fiscais. Não se ouviu, pelo menos até agora, qualquer protesto dos nordestinos contra essa subtração. As lideranças empresariais, por seu turno, guardam o silêncio. Por que será?

Elevadores

Iniciativa do Thyssenkrup Elevadores, que promoverá amanhã, 5, treinamento gratuito para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará destinado ao socorro seguro e correto de pessoas presas em elevadores. Tudo em consonância com a ABNT.

Iguatemi

Nos 2 próximos domingos - dias 10 e 17 - o Shopping Iguatemi funcionará das 13 às 21 horas. No sábado, 24, antevéspera do Natal, o horário de funcionamento de suas lojas será de 9h às 23 horas. No domingo, 24, de 10 às 18 horas. Feliz Natal!

Fiscalização

Informa o Ministério da Agricultura: foi publicada a Instrução Normativa n° 39, aprovando o funcionamento do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Operará tanto na fiscalização das exportações quanto nas importações.

Turismo

No ano passado de 2016, 130 milhões de turistas chineses viajaram pelo mundo. Desse contingente, apenas 50 mil optaram por conhecer o Brasil. Até 2022, o Ministério do Turismo do Brasil quer atrair 12 milhões de chineses. Um belo sonho. 

 

Agrotóxico, Japão e saúde

Nos anos 70, o Brasil era importador de alimentos. Hoje, é o maior produtor e exportador de produtos agrícolas. Isto irrita não só os EUA, mas também seu vizinho Canadá e a União Europeia, que, por meio de ONGS ambientalistas por eles financiadas, mantêm permanente campanha contra a agricultura brasileira, acusando-a, por exemplo, de ser a campeã no uso de agrotóxicos. Ora, o Japão usa oito vezes mais defensivos agrícolas do que o Brasil, diz pesquisa da Universidade Estadual de Botucatu (SP). Detalhe: o japonês é o campeão da longevidade - ele vive em média 83,7 anos. Motivo: a sua comida é saudável.

Sacerdote

Hoje, às 19 horas, serão celebrados, com uma missa de ação de graças, os 30 anos de vida sacerdotal do padre Raimundo Neto, pároco de S. Vicente de Paulo, em cuja igreja-matriz será realizado o evento. O padre Neto é o líder de paróquia que abriga comunidades como Face de Cristo e Um Novo Caminho.

 

 

Bom

Pimentões

No “Nordeste Rural” de ontem, a TV Verdes Mares destacou o Ceará. Mostrou boa reportagem sobre a Cearosa Vegetais, que produz pimentões, tomates e brócolis em estufas na Ibiapaba.

 

 

Ruim

Desafio

Construir um hospital regional - no Sul, no Leste, no Norte ou no Oeste do Estado - é tarefa fácil e de bom apelo eleitoral. O grande desafio será mantê-lo com os recursos limitados do Estado.

 

Livre Mercado

Centrais sindicais estão mobilizadas para mais uma manifestação contra a Reforma da Previdência, medida essencial para o ajuste das contas públicas que estão hoje deterioradas. Juntaram-se novamente a demagogia e a irresponsabilidade dos partidos políticos e o oportunismo das lideranças sindicais sob o argumento de que a reforma tirará direito dos aposentados. Sim, a reforma reduzirá absurdos adquiridos por algumas categorias privilegiadas do serviço público no Legislativo e Judiciário

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.