Coluna

I.R. Fácil

01:00 · 14.04.2018

O Diário do Nordeste, em parceria com a Sage IOB, abre este espaço para tirar dúvidas e responder aos questionamentos dos leitores sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. Perguntas devem ser enviadas para o e-mail negocios@diariodonordeste.Com.Br

Posso declarar meu enteado como meu dependente na declaração de imposto de renda?

Sim, desde que ele tenha até 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho; ou que ele tenha até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau.

Na declaração de IRPF eu devo informar até os rendimentos que não sofreram retenção?

Sim, você deve declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas (declarar todas as fontes pagadoras) independentemente de ter ou não retenção na fonte.

Se eu tiver imposto a restituir na declaração, como ocorrerá a restituição?

Deve ser indicado o banco, a agência e conta (corrente ou poupança) para recebimento da restituição. Também é possível deixar as informações bancárias em branco, independentemente do motivo, e, nesse caso, após a liberação da restituição, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento BB 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) ou procurar qualquer agência do Banco do Brasil S.A.

Fiz minha declaração e verifiquei que constava um aviso relativo ao número do título de eleitor em branco, esse fato impede o envio da declaração?

Os avisos são apenas um alerta indicando que informações não obrigatórias foram deixadas em branco e não impedem o envio da declaração. Mas, se achar necessário, complemente as informações e entregue a declaração.

Como faço para declarar um veículo comprado em 2017 por meio de financiamento?

Na Ficha "Bens e Direitos", código 21 (veículos), informe o bem. No campo "Discriminação", informe a data e o valor de aquisição. Não preencha a coluna "Situação em 31/12/2016 (R$)" porque nesta data não possuía o bem, mas em relação a coluna "Situação em 31/12/2017 (R$)" informe o valor efetivamente pago até essa data. Se o veículo é objeto de financiamento, em que ele é a garantia do pagamento não inclua a dívida na ficha "Dívidas e Ônus Reais". Na medida em que pagar as parcelas, acrescente o valor na ficha "Bens e Direitos".

Posso deduzir os gastos com enfermeiro em minha declaração de ajuste anual?

Não. As despesas efetuadas com esses profissionais somente são dedutíveis desde que realizadas por motivo de internação do contribuinte ou de seus dependentes e integrem a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.