Coluna

I.R. Fácil

01:00 · 07.04.2018

O Diário do Nordeste, em parceria com a Sage IOB, abre este espaço para tirar dúvidas e responder aos questionamentos dos leitores sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. Perguntas devem ser enviadas para o e-mail negocios@diariodonordeste.com.br.

Tenho uma casa alugada e preciso saber se o valor do IPTU que eu pago pode ser abatido do valor do aluguel, se eu apresentar a declaração no modelo simplificado?

Independentemente da opção pelo desconto simplificado ou não, pode informar como rendimento tributável o valor dos aluguéis recebidos, excluído o valor do IPTU.

Meu filho recebeu valores doados pelo avô e consta como meu dependente na declaração. Como informo esses valores na minha declaração?

Informe o valor recebido como doação na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" na linha "14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças" com os dados do doador e o valor.

Na declaração conjunta de casal com mais de 65 anos, a dedução pela idade pode ser dos dois membros ou só de um?

Para cada cônjuge há o limite de isenção para proventos de aposentadoria ou pensão por ter 65 anos ou mais até o limite de R$ 24.751,74. Informe na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", linha 10, o tipo de beneficiário, titular e/ou dependente os rendimentos isentos.

Criança portadora de paralisia cerebral e que necessita de fisioterapia, fonoaudiólogo e terapia ocupacional. Posso abater no IR?

Sim, informe na ficha "Pagamentos Efetuados" os gastos com fisioterapeutas (código 13), terapeutas ocupacionais (código 14) e fonoaudiólogos (código 09).

Em 2017, minha filha tinha 23 anos e era universitária. Em 28 de janeiro deste ano, ela fez 24 anos. Posso incluí-la como dependente?

Pode incluir sua filha como dependente.

Tenho um apartamento adquirido por meio do Sistema Financeiro da Habitação, devo incluir essa dívida na minha declaração?

Não. Na ficha "Dívidas e Ônus Reais" não deve ser incluída a dívida relativa a financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação.

Em 2017 recebi um imóvel por doação. Qual é o valor de custo de aquisição que devo declarar?

Você deve informar como custo de aquisição o valor que consta no instrumento de doação.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.