Coluna

Gestão Ambiental: Orçamento menor

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 14.03.2018

O WWF-Brasil e a ONG Associação Contas Abertas uniram-se para organizar uma base de informações a partir dos dados públicos divulgados pelos governos, buscando revelar a situação do orçamento público do meio ambiente no País. Foram analisados os Orçamentos federais dos últimos anos, assim como os gastos estaduais e municipais. O estudo trata das despesas e das fontes de recursos. Os números apontam uma queda no investimento público provocada pela crise fiscal e agravada pela falta de visão política sobre a importância estratégica em se conservar o meio ambiente e os recursos naturais renováveis; e revela uma preocupante tendência, com cortes em áreas vitais como o monitoramento e fiscalização do desmatamento, a conservação da biodiversidade e a gestão dos recursos hídricos.

Image-0-Artigo-2373375-1
Avança a proposta de criação de duas das maiores unidades de conservação marinhas do mundo em território nacional, com uma área somada de quase 1 mi de Km², mais de três vezes o tamanho do Estado de São Paulo. Defendida pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, ela prevê a criação de dois grandes blocos de áreas protegidas marinhas, ao redor dos dois territórios mais distantes e isolados da costa brasileira: os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, e Trindade e Martin Vaz. 

Carbono em baixa

Pesquisa revela que o desmatamento está causando colapso nos estoques de carbono na Amazônia. As extensas áreas de floresta convertidas em lavouras de soja no sul da Amazônia são responsabilizadas. A descoberta foi publicada na revista científica Forest Ecology and Management por pesquisadores da Unemat, UnB, UFMT e da Universidade de Leeds, do Reino Unido.

Lâmpadas

O Makro Atacadista investiu fortemente, no último ano, em diversas frentes e ações para ter uma operação sustentável. Uma delas foi a parceria com a Reciclus, que faz a logística reversa das lâmpadas. Todos podem participar da ação, levando suas lâmpadas usadas até as lojas participantes, que já são 57, com a previsão de que mais 16 comecem a participar do projeto até o fim deste ano.

"O que nós tomamos como garantido pode não estar aqui para os nossos filhos"

Al Gore
Ex-vice presidente dos Estados Unidos

Bom

Compensação

A Wappa, empresa de táxi corporativo, firmou parceria com a ONG Iniciativa Verde para compensar o gás carbônico emitido na atmosfera durante as corridas de táxis feitas por seus colaboradores, por meio do plantio de árvores para a recomposição da Mata Atlântica.

Mau

Polo mais quente

O polo Norte vem registrando temperaturas acima de zero, no inverno. Não existe medição direta de temperatura por lá, mas a combinação de imagens de satélites e outros dados sobre a região demonstram que na semana passada a temperatura subiu para 2°C.

A American Airlines plantou 600 mudas nativas em uma área de 2.400 m² no Sítio Pontal, em Piracaia (SP). A iniciativa é parte do compromisso ambiental da empresa pela construção de seu novo hangar no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU). O plantio foi realizado por meio do programa Florestas do Futuro.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.