Coluna

Gestão Ambiental: mais empregos verdes

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 05.09.2018

O Brasil tem potencial para triplicar o número de empregos na área de eficiência energética nos próximos 12 anos. A estimativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e consta no estudo "Potencial de Empregos Gerados na Área de Eficiência Energética no Brasil de 2018 a 2030", documento elaborado pela consultoria Mitsidi Projetos a pedido da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e os Ministérios de Minas e Energia e da Educação. Atualmente, o setor de eficiência energética emprega aproximadamente 136 mil pessoas, em ocupações que abrangem a gestão de energia e geração elétrica por fontes eólicas, fotovoltaicas ou de biomassa. Até o fim da próxima década, o número de trabalhadores nesse segmento deve ultrapassar 450 mil, boa parte em funções que ainda não existem.

Biodiversidade

Nas planícies dos rios amazônicos existem florestas imensas que passam quase a metade do ano alagadas. São igapós, pântanos, campinas, mangues e várzeas que margeiam nascentes e depressões de terrenos que constituem as áreas úmidas amazônicas. Esses hábitats reúnem 3.615 espécies de árvores conhecidas, a maior diversidade em áreas úmidas no mundo, revela estudo com apoio da Fapesp, realizado no programa Biota, publicado na revista PLOS One.

Capacitação

Com a expansão do mercado de energia limpa no Ceará, cresce também a procura por mão de obra qualificada. A Sou Energy, em parceria com a Solar Plus Brasil, realiza, até amanhã (6), o Curso de Energia Solar Fotovoltaica, com aulas teóricas e práticas. As vagas são limitadas, as inscrições seguem abertas e podem ser realizadas por www.Solarplusbrasil.Com.Br. A Sou Energy já capacitou mais de 200 profissionais neste ano.

"A assinatura do Acordo de Paris foi um enorme sucesso, mas foi apenas o começo de uma nova fase muito importante que nos coloca diante de grandes desafios"

Patricia Espinosa
Secretária-executiva da ONU para Mudança Climática, na abertura da rodada de negociações sobre o corte das emissões globais de carbono, que começou ontem, em Bangkok, na Tailândia

Bom

Smart Cities

Na Abertura do Connected Smart Cities, ontem, em São Paulo, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2018, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. O Ranking, entre 700 cidades, analisadas a partir de 70 indicadores, destacou, no Eixo Temático Meio Ambiente, a cidade de Santos (SP).

Mau

Lixo no esgoto

A limpeza realizada pela Cagece no Interceptor Leste, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, somente na operação atual, executada desde abril, retirou mais de 3 mil toneladas de areia e material descartado inapropriadamente. A ação, que visa evitar extravasamento de esgoto, tem trabalhado na desobstrução das tubulações.

Na coleção Sublime, da marca Estilo Feitiço, é possível encontrar peças de estampas exclusivas, pintadas à mão. Além disso, a marca retomou o sucesso dos tecidos biodegradáveis, sem corantes químicos, produzidos para minimizar a agressão ambiental. Foram utilizados métodos como tingimento ecológico, uso de fios em estado natural, fio de poliamida biodegradável e também reúso água. No dia 8 de setembro, milhares de pessoas participarão de centenas de ações criativas e coordenadas no mundo sob a bandeira da mobilização internacional 'Una-se pelo Clima' (Rise for Climate). Elas visam dar visibilidade aos crescentes impactos do aquecimento global ao meio ambiente e às populações.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.