Coluna

Gestão ambiental: Estudos ameaçados

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

00:00 · 17.05.2017

Os representantes dos países que participam da Convenção do Clima em Bonn estão indignados e exigiram que a convenção climática da ONU continue a financiar o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), principal autoridade sobre a ciência do clima. Um projeto de orçamento de 2018-19 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) propõe eliminar o financiamento do IPCC, pedindo aos países para que apoiem diretamente com pagamentos voluntários. Raramente tão unidos nestas conversas, a maioria dos representantes rejeitou a proposta do secretariado.

O mundo pode ultrapassar a barreira de 1,5ºC de aquecimento em relação à era pré-industrial daqui a menos de uma década. Tudo depende de como o Oceano Pacífico vai se comportar nos próximos anos - e as indicações não são nada boas. O alerta vem de um estudo publicado na semana passada por uma dupla de pesquisadores australianos no periódico Geophysical Research Letters. Dois novos cursos de aperfeiçoamento profissional na área de Energias Renováveis estão disponíveis no Senai Barra do Ceará: Tecnologia em Energia Eólica e NR10 Complementar (SEP) para Parques Eólicos.

Image-0-Artigo-2242582-1

Reciclagem

O programa Ecoenel realiza, hoje, ações de conscientização em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem. Criado há pouco mais de dez anos, o programa inovou ao propor troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. A relação completa dos ecopontos no Estado pode ser consultada por meio do aplicativo para smartphones Ecoenel ou pelo site www.enel.com.br.

Despoluir

A 15ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado anualmente pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans), por meio do programa Despoluir será no dia 7 de junho, às 16h, no Auditório do Sest/Senat Fortaleza. A premiação visa reconhecer e incentivar o investimento em projetos socioambientais no setor.

"Sob argumentos contestáveis de retomada de postos de trabalho, Trump deu um passo atrás e em falso ao tirar restrições do setor de carvão mineral, que é uma das fontes de energia mais poluentes"
André Ferretti, coordenador geral do Observatório do Clima

Bom

Resíduos

A Secretaria das Cidades realiza o "Seminário Internacional de Resíduos da Construção Civil - aplicação em obras de pavimento". O encontro é realizado em parceria com a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal do Ceará (UFC) e acontece hoje e amanhã, nos municípios de Fortaleza e Sobral, respectivamente.

Mau

Risco

Donald Trump dispensou nove cientistas que integravam o Painel de Conselheiros Científicos da Agência de Proteção Ambiental (EPA), no mais recente golpe sofrido pela agência desde que o republicano assumiu a presidência dos EUA. No lugar dos cientistas, segundo porta-voz da EPA, deve assumir representantes de indústria.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.