Coluna

Gestão Ambiental: Energia solar fotovoltaica

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 07.03.2018

O Brasil acaba de atingir a marca histórica de 200 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica instalados em residências, comércios e serviços, indústrias, edifícios públicos e na zona rural. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o País possui atualmente 23.175 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, que representam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos acumulados. Segundo o mapeamento da Absolar, a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica, lidera com folga o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com mais de 99% das instalações do País.

Image-0-Artigo-2371218-1
A fim de recompor os espaços vazios e proporcionar melhoria na qualidade de vida dos fortalezenses, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), iniciou, no dia 24 de fevereiro, programa de recuperação e compensação arbórea da cidade, com o plantio de três mil mudas de árvores nativas em praças, parques e canteiros centrais, referentes à compensação ambiental das 981 árvores que caíram ou foram suprimidas preventivamente em 2017. A ideia é aproveitar o período de chuvas para garantir a sobrevivência das mudas.

Capacitação Solar

A Sou Energy Solar está apostando em capacitação e junto ao Instituto de Formação Técnica (IFT) está promovendo o curso de "Instalação de Sistema Solar Fotovoltaicos" nos dias 10, 17 e 24 de março. Já que segundo a Absolar para cada MW de energia solar fotovoltaica instalados, são gerados de 25 a 30 postos de trabalho no Brasil.

Nas Gerais

A Oi está levantando áreas para criação de fazendas solares em Janaúba e Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais. As duas fazendas, com potência de 5 MWp cada, terão capacidade de gerar 1,7 GWh/mês e deverão entrar em operação em novembro de 2018. O projeto faz parte do plano estratégico da Oi de diversificar a sua matriz.

"Eventos climáticos extremos em um mundo mais quente têm o potencial de gerar impactos maiores e podem se misturar com outros motores para ampliar o risco de desastres humanitários"

Dan Coates
Diretor da Inteligência Nacional dos EUA

Bom

Turismo sustentável

Apontadas como um dos principais diferenciais do Brasil em relação aos demais destinos turísticos internacionais, as Unidades de Conservação registraram um salto de 20% no número de visitantes em 2017 em relação a 2016. Segundo dados do ICMBio, 10,73 milhões de pessoas visitaram atrativos naturais sob a gestão do Instituto.

Mau

Corais ameaçados

A vida dos corais do mundo todo nunca esteve tão ameaçada, de acordo com estudo publicado recentemente na revista Science. Os chamados eventos de branqueamento, que levam à morte desses invertebrados marinhos, ficaram cinco vezes mais comuns nas últimas décadas, e tudo indica que a culpa é do aquecimento global.

O mais alto tribunal administrativo alemão decidiu, no dia 27 de fevereiro, que veículos podem ser proibidos de circular em determinadas ruas de uma cidade como parte dos esforços para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.