Coluna

Gestão Ambiental: do resíduo à energia

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 06.06.2018

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroindústria Tropical, a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) estudam estratégias para transformar o lixo orgânico gerado na Ceasa em biogás e biofertilizantes. A Ceasa gera, diariamente, 20 toneladas de matéria orgânica, que vão para o aterro sanitário. O pesquisador Renato Leitão, da Embrapa Agroindústria Tropical, explica que é necessário adaptar tecnologias para a conversão eficiente e controlada do material na realidade local. Já a assessora da Presidência da Cegás, Cissa Maia, acredita que a Cegás poderá adquirir o gás, dependendo do volume gerado e dos resultados dos estudos de viabilidade econômica.

Na mesma semana em que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado, com a campanha #AcabeCom APoluiçãoPlástica, somando esforços à #MaresLimpos, da ONU Meio Ambiente, com palestra do velejador Amyr Klink, Fortaleza sedia a II Semana do Mar, um dos maiores eventos realizados no Nordeste para discutir o mar nas mais diversas vertentes. O evento vai de 9 a 12 de junho, no Iate Clube, com o tema lixo marinho. 

Shopping I

Até 10 de junho, o Instituto JCPM de Compromisso Social, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy promovem atividades da Semana do Meio Ambiente. No RioMar Fortaleza, a semana encerra com uma Mostra de Produtos Verdes da Unifor, de 7 a 10 de junho. Já no RioMar Kennedy, haverá Campanha de Adoção de Pets com apoio do Grupo de Proteção Animal (GPA), no dia 10 de junho.

Shopping II

Também até 10 de junho, o Shopping Parangaba realiza o II Fórum Fortaleza Sustentável, que faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação contará com palestras, oficinas, feira sustentável e apresentações culturais. O evento, realizado em parceria com o Instituto Íris, tem como principal objetivo divulgar e apoiar boas práticas de sustentabilidade.

Shopping III 

Com o slogan "Ame o próximo e a natureza", o Shopping Benfica produziu uma escultura de coração com 2 mil garrafas PET, que está na entrada principal (Avenida Carapinima). A escultura foi feita na Fábrica do Bem. Além de contemplar o Dia dos Namorados, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

"Atender aos acordos climáticos globais nos faz mais competitivos, com a certeza de estarmos trilhando caminhos seguros"

Marina Grossi
Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Bom

Capacitação Solar

A Sou Energy, em parceria com a Elektsolar, realiza, amanhã (7), o workshop "Energia Solar Fotovoltaica: tecnologia, legislação e modelos de negócios em geração distribuída". Voltado a quem deseja atuar com energia solar, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site https://elektsolar.Com.Br/cursos-e-eventos/.

Mau

Novo adiamento

O governo federal adiou, mais uma vez, o prazo para proprietários rurais aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro que deve apoiar a regularização ambiental de propriedades no campo. O decreto presidencial adia para 31 de dezembro deste ano o prazo que venceria no último dia 31 de maio.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.