coluna

Gestão Ambiental: dados de Biodiversidade

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 15.08.2018

O recém-lançado Laboratório de Biodiversidade, plataforma online que combina mapas geoespaciais com informações sobre conservação ambiental, com dados da Nasa, agências das Nações Unidas e institutos de pesquisa, é ferramenta de uso gratuito para monitorar e conhecer a preservação dos ecossistemas e da vida silvestre. Parceria entre o Pnud, ONU Meio Ambiente e o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, recebeu recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), com o suporte da plataforma de mapeamento e monitoramento MapX. Muitos países não têm acesso a esse tipo de informação e o Laboratório preenche essa lacuna, apoiando as nações signatárias da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica no relato de avanços e problemas relativos à preservação do patrimônio natural vivo. Planejadores de políticas públicas podem fazer upload de dados e utilizar.

Image-0-Artigo-2440141-1

As ações socioambientais desenvolvidas pela De Angeli, responsável pelo Festival das Cataratas, serão reconhecidas, pela terceira vez, com o Selo Sesi ODS, no dia 30 de outubro, durante o Congresso Sesi ODS, em Curitiba (PR). O objetivo do Selo é reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do terceiro setor de todo o Estado do Paraná. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) se uniram para desenvolver um sistema que vai mapear e organizar as informações das biomassas, resíduos e efluentes do agronegócio brasileiro com foco na bioeconomia.

Ecoera

O Prêmio Ecoera, idealizado pela especialista em sustentabilidade e consumo consciente Chiara Gadaleta, chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas para pequenas, médias e grandes empresas dos segmentos de moda, beleza e design. Ferramenta de transformação social e ambiental nos negócios, estimula a criação de metas para a redução do impacto no meio ambiente e na sociedade. O prazo de inscrições se encerra no dia 30 de setembro.

Eficiência

O Projeto Energia com Cidadania, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), completou um ano de trocas de lâmpadas. Realizado em comunidades populares de Pernambuco, trocou 50.572 lâmpadas em 199 prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, de segurança pública e instituições do terceiro setor. O projeto, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia visa tornar os sistemas de iluminação mais eficientes.

"Preservar o planeta é uma causa não apenas ambiental, mas econômica"

André Trigueiro - Jornalista e professor da PUC-RJ

Bom

Plantios

No primeiro semestre deste ano a MRV Engenharia plantou mais de 44 mil árvores no Brasil, ou seja, cerca de 21.435,28 toneladas de CO² removidos da atmosfera. A ação é realizada desde 2010 e soma, desde então, mais de 1 milhão de mudas plantadas nas mais de 150 cidades dos 22 estados em que atua. A regional Ribeirão Preto foi onde se plantou de janeiro a junho, 9.839.

Mau

Extinção

O aquecimento global pode levar à extinção de até 10% de espécies de sapos, rãs e pererecas endêmicas da Mata Atlântica em 50 anos porque regimes de temperatura e chuva previstos entre 2050 e 2070 serão fatais para aquelas com menor adaptação à variação climática, que habitam pontos específicos. Essa é uma das conclusões de estudo da Unesp.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.