Coluna

Gestão Ambiental: Conferência da Caatinga

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 30.05.2018
A paralisação dos caminhoneiros nos mostra, entre outras coisas, que a excessiva dependência dos combustíveis fósseis é um sério problema de segurança nacional. A exemplo das crises de energia elétrica, que alavancaram programas e iniciativas de eficiência energética e diversificação de fontes, o caos que o Brasil vivencia pode ajudar a lançar luzes sobre o futuro que queremos para os nossos transportes ( Foto: Natinho Rodrigues )

Uma Feira dos Saberes e das Culturas do povo catingueiro será realizada durante a II Conferência da Caatinga, entre 19 e 21 de junho, na Assembleia Legislativa do Ceará, reunindo a gastronomia e o artesanato nordestinos. As inscrições para a Conferência estão abertas até 14 de junho. A proposta é o debate e a troca de conhecimento sobre o Bioma Caatinga visando gerar políticas públicas para o desenvolvimento humano e sustentabilidade. Os impactos sociais e econômicos da seca prolongada serão apresentados e analisados, buscando identificar alternativas e políticas públicas que possibilitem qualidade de vida à população.

Fotovoltaica

Na semana passada, a Cemig ligou o sistema de geração de energia solar fotovoltaica de um condomínio da MRV Engenharia, o Spazio Parthenon, em Belo Horizonte. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), este foi o primeiro Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras (Emuc) de grande porte do Brasil.

Biscoitos

Nos últimos dois anos, a Piraquê, conhecida fabricantes de biscoitos, contabiliza que já deixou de enviar de 350 toneladas de resíduos, por mês, para o aterro sanitário. O mais positivo é a finalidades sustentável para destinação, como o aproveitamento de resíduos de massas, sobras, retalhos e fora de padrão, cerca de 320 toneladas por mês, para ração animal.

"Da próxima vez que você encontrar um negador da mudança climática, diga-lhes para fazer uma viagem a Vênus, eu pagarei a passagem"

Stephen Hawking
Físico falecido em 14 de março de 2018

Bom

Recuperação

Começou, no dia 21, a implementação, no Piauí, da Unidade de Recuperação de Áreas Degradadas (Urad), uma estratégia do Ministério do Meio Ambiente que leva intervenções ambientais, sociais e produtivas para o Semiárido brasileiro. A comunidade do Sítio Salvador, em Santo Antônio de Lisboa, é a primeir atendida no Estado.

Mau

Mais quente ainda

Uma equipe de pesquisa colaborativa da China publicou análise que mostra que o clima da Terra aumentaria em 4%, comparado aos níveis pré-industriais, antes do fim do século XXI. Para entender a gravidade disso, o Acordo de Paris das Nações Unidas é um esforço global para evitar um aumento de 2°C.

 Após comercializar mais de 3 mi de peças feitas com matérias-primas menos impactantes ao meio ambiente, a Renner lançou, na semana passada, uma coleção de jeans reciclado. As peças são desenvolvidas a partir de um processo colaborativo com seus fornecedores, dentro do conceito de fechamento de ciclo da economia circular.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.