coluna

Gestão Ambiental: como esgotar o Planeta

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 02.08.2017

A cada ano, a humanidade esgota mais cedo os recursos naturais do Planeta. Com base em estatísticas oficiais de 150 países, a Global Footprint Network registra que entre o dia 1º de janeiro e 2 de agosto de 2017, os humanos utilizaram toda a biocapacidade anual do Planeta. Ou seja, o dia 2 de agosto de 2017 é o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), do corrente ano. Este dia marca o momento em que o sistema de produção e consumo absorveu todos os insumos naturais oferecidos pelo Planeta, previstos para os 12 meses do ano. Portanto, é o dia em que a civilização global sai do verde do superávit ambiental para entrar no vermelho do déficit ambiental. O cálculo da sobrecarga é feito a partir de duas medidas realizadas para se avaliar o impacto humano sobre o meio ambiente e a disponibilidade de "capital natural" do mundo. Uma delas é a Pegada Ecológica.

O MaxiModa completa dez edições e traz cinco grandes nomes da gestão de moda para refletir sobre o tema "O Futuro é Agora", no Teatro RioMar, em 18 de agosto. Os convidados irão compartilhar as principais práticas aplicadas nas empresas, no comércio e no ambiente da moda brasileira, e discutirão o futuro, não somente para o setor, mas também para os padrões de consumo no País e as estratégias a serem adotadas para criar um ambiente sustentável de convívio entre marca e cliente. Entre eles, a porta-voz da moda consciente no Brasil, Chiara Gadaleta. Um grupo de estudantes de Fortaleza vai estrear o curta-metragem "A luz da mata", sobre sustentabilidade, na abertura do 27º Cine Ceará, 5 de agosto, no Cineteatro São Luiz, produzido durante o projeto Enel Compartilha Animação, sob orientação do cineasta Telmo Carvalho.

Fim da gasolina

A Grã-Bretanha anunciou o fim das vendas de carros a diesel e gasolina até 2040. O plano britânico se assemelha ao francês, anunciado também no mês que passou. Ambos fazem parte de um crescente esforço mundial para, a partir de carros elétricos, reduzir as emissões de gases-estufa e combater as mudanças climáticas. Além dos governos, montadoras também estão fazendo ajustes nessa direção.

Retratos culturais

O livro "Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade" será lançado em São Paulo hoje, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado. A obra, do superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, e do jornalista Sérgio Adeodato, destaca a história dos povos tradicionais do Amazonas do Rio Negro.

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir a mão"

Henry Thoreau
Escritor dos EUA crítico da ideia de desenvolvimento (1817-1862)

Bom

Tipo exportação

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentam, em São Paulo, amanhã, resultados do projeto ICV Global (Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor), que qualificou micro e pequenas empresas (MPEs) com produtos e serviços inovadores e sustentáveis.

Mau

Descrédito

A 12ª edição do Monitor de Sustentabilidade Corporativa, estudo realizado pelo instituto de pesquisa e opinião pública Market Analysis, revela que, frente aos escândalos de corrupção e de evidências de desrespeito ao meio ambiente e aos consumidores, a credibilidade nas empresas nacionais despencou de 74,2% em 2010 para 43,8% em 2017. Preocupante.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.