coluna

Gestão Ambiental: Catálogo da Caatinga

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 16.08.2017

Pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) criaram um catálogo com cerca de 100 plantas da Caatinga tradicionalmente usadas pelas comunidades do sertão de Pernambuco no combate a doenças. O poder medicinal das plantas foi comprovado cientificamente em laboratório. A ideia é fazer um e-book desse catálogo e colocá-lo na internet para o acesso de toda população. Para coletar informações, um grupo de 30 cientistas de diferentes institutos de pesquisa e universidades do País, incluindo o Núcleo de Prospecção e Conservação da Caatinga do Insa, viajou cerca de 30 mil quilômetros. Foram aplicados mais de 200 questionários etnobotânicos sobre o uso das plantas em 50 comunidades tradicionais e quilombolas, localizadas nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Buíque, Tupanatinga e Ibimirim.

Festa do Licuri

De amanhã (17) sábado (19), será realizada em Paulo Afonso (BA), a 10ª Festa do Licuri. O evento é promovido pela Assessoria e Gestão de Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha), em parceria com o Projeto Bemdiverso, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Image-0-Artigo-2282544-1
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediará, no período de 25 a 27 de outubro de 2017, a 8ª edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades. O evento visa consolidar um fórum de debates sobre o tema, renovar e melhorar o processo de construção da gestão de resíduos de maneira sistêmica e integrada. A 8ª edição traz o tema "A Gestão Integrada de Resíduos: Universidade & Comunidade".

Bônus na conta

O programa Ecoenel oferece outra oportunidade para os clientes trocarem resíduos por bônus nas contas de energia. Trata-se do Ecoenel itinerante, em atuação desde 2012. Apenas com esse formato de coleta, os clientes já entregaram mais de 735.000 kg de resíduos sólidos e mais de 5.300 litros de óleo de cozinha, o que rendeu R$ 166 mil em economia nas contas de energia.

"Existem dois perigos espirituais em não se ter uma fazenda. Um é o de se supor que o café da manhã vem da padaria, e o outro é achar que o aquecimento surge do aquecedor"

Aldo Leopold
Filósofo ambiental e conservacionista

Bom

Lei do Mar

Dois anos após ser rejeitada na Comissão de Agricultura, a Lei do Mar, que instituiria a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro, foi aprovada, no último dia 9, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. A proposta será agora apreciada na Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovada, vai à votação no plenário.

Mau

Sururu

Às margens da lagoa Mundaú, em Maceió, uma quadra antes cheia de pessoas vendendo sururu agora está abandonada. O sururu é uma referência da culinária alagoana e bem cultural do Estado. A diminuição do nível da salinidade da lagoa fez o animal desaparecer, o que deixou 3.000 famílias (cerca de 11 mil pessoas) sem renda. Além disso, os pescadores de sururu não recebem o seguro-defeso.

A Sociedade Meteorológica Americana (AMS) e a Agência os Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa) publicaram na edição mais atualizada do The State of the climate in 2016, que o ano passado foi o mais quente já registrado, e que a concentração de carbono na atmosfera é a maior nos últimos 800 mil anos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.