COLUNA

Gestão Ambiental: biodiversidade tropical

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 01.08.2018

Apesar de as áreas tropicais ocuparem somente 40% do Planeta, elas abrigam mais de 3/4 das espécies de animais e plantas, incluindo quase todos os corais de águas rasas e mais de 90% das espécies de aves. A maioria destes locais é habitat de espécies que são endêmicas dali, ou seja, não existem em nenhum outro lugar do mundo, e muitas delas ainda são desconhecidas da ciência. Entretanto, a biodiversidade dos trópicos está em colapso, segundo pesquisadores internacionais, incluindo brasileiros, no artigo "The Future of Hyperdiverse Tropical Ecosystems", publicado pela revista Nature.

Image-0-Artigo-2434185-1

Já usamos toda a água, energia, minerais e vegetais que o Planeta tem capacidade de produzir e ser utilizado em 365 dias, segundo a Global Footprint Network. Essa data é chamada Dia da Sobrecarga da Terra - o momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano. A humanidade está utilizando a natureza de forma 1,7 vez mais rápida do que os ecossistemas podem se regenerar. 

Luz verde

O programa de sustentabilidade Luz Solidária Enel inscreveu, em junho e julho, entidades, associações e ONGs para apoio financeiro. No período, 170 projetos do Ceará, Rio de Janeiro e Goiás se inscreveram. Deles, 65 serão selecionados e receberão, ao todo, R$ 2 mi para execução a partir de janeiro de 2019. O Luz Solidária faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel e concede descontos aos clientes na compra de eletrodomésticos eficientes.

Oficina verde

Em sua 16ª edição, a Autop 2018, será realizada de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Realização do Sistema Sincopeças / Assopeças / Assomotos (SSA), uma das novidades do evento é a Oficina Verde Virtual, montada em parceria com o Sebrae-CE, Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e Gama Arquitetura e Design, com o objetivo de divulgar e incentivar a modernização das oficinas mecânicas para obtenção do "Selo Verde".

"A biodiversidade e as mudanças climáticas estão inextricavelmente relacionadas com as florestas tropicais"
Jos Barlow - Professor da Universidade Lancaster (Reino Unido)

Bom

Classificação

O Grupo Enel foi mais uma vez confirmado como integrante do FTSE4Good Index Series, que classifica as principais empresas com base em suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). As subsidiárias do Grupo, Endesa e Enel Americas, também renovaram sua presença, enquanto a Enel Chile foi admitida no índice pela primeira vez.

Mau

Ranking negativo

Pelo menos 207 ativistas ambientais foram mortos no ano passado, segundo levantamento divulgado, no dia 24, pela organização internacional Global Witness. Foi o ano com mais mortes desde que o levantamento começou a ser feito, em 2002, com quase quatro assassinatos por semana. O Brasil é o país com mais assassinatos: 57.

O Workshop 'Estratégias Smart Cities e sustentabilidade em comunidades planejadas. Como torná-las realidade?' irá destacar oportunidades relacionadas à economia na implantação, operação e manutenção de empreendimentos urbanos, com utilização de tecnologias, sobretudo as digitais, para serviços urbanos. Realizado pelo Centro de Tecnologias de Edificações (CTE), em parceria com o Connected Smart Cities (CSC), será realizado em setembro, em São Paulo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.