Coluna

Gestão Ambiental: Avanços e desafios das UCs

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 25.07.2018

O relatório da Human Rights Watch "Você não quer mais respirar veneno" documenta casos de intoxicação aguda causada pela deriva de agrotóxicos em sete localidades em zonas rurais no Brasil, incluindo indígenas, quilombolas e escolas rurais. A exposição das pessoas aos agrotóxicos acontece quando estes são pulverizados em plantações e se dispersam durante a aplicação ou quando evaporam e seguem para áreas adjacentes nos dias após a pulverização. A "city londrina" ou "The Square Mile", como é conhecido o centro financeiro e histórico de Londres, funcionará apenas com energia renovável a partir de outubro deste ano. O investimento inclui placas de aquecimento solar nos edifícios e parques eólicos, além da compra de energia renovável já disponível no mercado. A Square Mile é assim conhecida por ter uma milha quadrada, o que representa cerca de 2,6Km².

Em 18 anos de existência, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) triplicou o número de áreas protegidas no País. A chegada à maioridade, no último dia 18 de julho, também marca os desafios que o Sistema - que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão de áreas de preservação dos ecossistemas - tem pela frente. Para estudiosos, especialistas e gestores, o Snuc representou um grande avanço e chega à maioridade com inúmeros desafios, entre eles a dificuldade de gerir unidades de Conservação (UCs) em um país de dimensão continental, garantir que as áreas não sejam invadidas por grileiros de terra e diminuir o crescente desmatamento.

Responsabilidade

Com reconhecimento mundial, a Produção científica dos Centros de Pesquisa do ICMBio ganha importância mundial. O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. São inúmeras as espécies de plantas e animais distribuídas nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Marinho-Costeiro, Pampas e Pantanal, incluindo algumas que são só vistas em território brasileiro. Isso só aumenta a responsabilidade pela busca de conhecimento pela natureza brasileira.

Investimento

A CPFL Renováveis, uma das maiores geradoras de energia renovável no Brasil, vai inaugurar, hoje, três sistemas produtores de água, nas comunidades de Umburana, Queimadas e Florêncio José, nos municípios de João Câmara e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. A iniciativa visa a promover o acesso e uso sustentável da água, de modo a contribuir para a convivência com o Semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social .

A capacidade de dar resposta aos desafios climáticos encontra-se enfraquecida pela persistência da desigualdade "

Alicia Bárcena

Secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)

Bom

Novo mapa

A ONU Meio Ambiente e o Google anunciaram, no dia 16 passado, uma parceria que promete mudar a forma como vemos o Planeta. Combinando de maneira inédita ciência ambiental, big data e acessibilidade, as duas instituições criarão uma plataforma para mapear e visualizar os impactos da atividade humana nos ecossistemas.

Mau

Barganhas

Apesar de a política brasileira de combate ao desmatamento ter sido aprimorada nos últimos anos, estudo recente realizado por pesquisadores de várias instituições demonstra que as barganhas do Estado brasileiro até 2016 podem reverter os índices de desmatamento no País e comprometer a meta de redução das emissões de gás carbônico no Acordo de Paris.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.