coluna

Gestão Ambiental: Água é o tema da semana

maristela

Gestão Ambiental

MARISTELA CRISPIM

01:00 · 21.03.2018

Amanhã é o Dia Mundial da Água e penúltimo dia do 8ª Fórum Mundial da Água, realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul. Com o tema "Compartilhando Água", o Fórum reúne pesquisadores, governos, empresas e organizações da sociedade civil do mundo inteiro para debater gestão de recursos hídricos.

A ONU lançou, especialmente para o evento, o Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2018, que revela estratégias para evitar problemas nos próximos anos. A avaliação é que a demanda hídrica mundial esteja em torno de 4.600Km³ por ano, e a estimativa é que esse número possa crescer 30% até 2050. O objetivo, juntamente com a Unesco, é utilizar as soluções básicas da natureza (SbN) para contribuir com o aperfeiçoamento da gestão de água, soluções que geram benefícios sociais, econômicos e ambientais, incluindo a saúde da população e a produção sustentável.

Image-0-Artigo-2377119-1

No Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou o portal EducaClima (educaclima.mma.gov.br), plataforma de gestão do conhecimento que reúne os principais conteúdos sobre o tema: o que é a mudança do clima e o que se pode fazer; compromissos do governo; legislação; ações de educação; publicações; gráficos; sites; filmes e vídeos; aplicativos para celular; cursos; negociação internacional; notícias.

Ainda a água

Ainda no 8ª Fórum Mundial da Água, a FAO e o Ministério da Integração assinaram memorando para melhorar a gestão dos recursos hídricos, especialmente em atividades agrícolas, com base na Agenda 2030 da ONU. As ações terão como foco temas como políticas públicas e gestão sustentável para recursos hídricos.

Hora do Planeta

A Hora do Planeta 2018, blecaute voluntário promovido pelo WWF, que acontece em diversas cidades pelo mundo, será realizado no sábado (24). A ação incentiva entidades, empresas e pessoas a desligarem as luzes entre as 20h30 e 21h30. Dezenas de municípios e quase 300 monumentos no Brasil confirmaram participação.

"Em época de crise, a implementação do plano de trabalho do IPCC pode estar comprometida"

Thelma Krug. Vice-presidente do IPCC

Bom

Apoio a projetos

Para estimular projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa, o Itaú Unibanco lançou o novo edital do Programa Ecomudança, com inscrições pela plataforma Ekos Social (https://ecomudanca.Ekos.Social), até 12 de abril. O valor do apoio financeiro será de até R$ 100 mil.

Mau

Lixo no esgoto

Nos dois primeiros meses do ano, a Cagece retirou quase três mil toneladas de lixo do sistema de esgoto de Fortaleza e Região Metropolitana. A destinação incorreta de materiais às redes é uma das principais responsáveis por ocorrências de obstruções e extravasamentos na RMF.

A C. Rolim Engenharia realiza um café da manhã, no Parque do Cocó, na sexta-feira (23), para comemorar a conclusão da primeira etapa do projeto da construtora "40 anos. 40 mil mudas", com o plantio das primeiras 10 mil mudas no Parque do Cocó.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.