Coluna

Egídio Serpa: vento e sol no lugar do rio

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 22.05.2018

Está limitada a 26,4 m³ por segundo a outorga de água para os dois canais - Norte e Leste - do Projeto S. Francisco de Integração de Bacias. Assinado, Agência Nacional de Águas (ANA), que, contudo, admite: a outorga pode ser revista, desde que, dependendo da situação, seja possível o remanejamento de parte desse volume de um canal para o outro. Para o Canal Norte serão 13,2 m³, igual volume para o Canal Leste. Dobrar essa outorga não será possível, adverte a ANA, principalmente nesta fase de crise de vazão por que passa o S. Francisco - reduzida a 500 m³/s (nas épocas de vertimento de Sobradinho, a vazão chega até 15 mil m³s). O bom vem agora: a ANA diz que o S. Francisco já reduz o uso de água para a produção de energia. O vento e o sol começam a substituir o rio. 

Cruzamento

Solução para o trânsito na junção do Anel Viário com a CE-040 e a CE-010: criar um cruzamento com semáforo para a travessia da CE-040 pelas carretas que vão e vêm do Pecém e Mucuripe.

Capital aberto

Geraldo Luciano Matos Júnior, Ari de Sá Neto e Bruno Caldas, CEOs de empresas com ações na B3, falam hoje sobre a abertura de capital como alternativa de financiamento. Às 19 horas na Fiec. Lauro Chaves Neto, presidente do Corecon do Ceará, moderará.

Cirurgia

Beto Studart, presidente da Fiec, está em SP onde na 6ª feira fará uma cirurgia para extirpar um câncer. O caso é o mais simples, dizem os oncologistas. Por isto, a cirurgia será simples por vídeo laparoscopia, a ser feita pelo Dr. Fábio Hadad.

General: hora de mudança

Ao falar ontem para um grupo de 15 industriais e agropecuaristas o general Guilherme Theophilo, pré candidato a governador do PSDB, disse: o carro-chefe de sua campanha será a segurança pública, “cuja raiz é o tráfico de drogas”. Na sua opinião, é precária e fiscalização no Ceará: “No Lagamar, você já não entra a qualquer hora, porque os traficantes não deixam” . Ele também atira contra a saúde: “Não vi degradação igual à que vi nos hospitais estaduais”. E, lembrando o discurso da eleição de 1986, o general disse: “É hora de fazermos uma mudança no Ceará”.

Lençol freático

Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Governo do Ceará, antecipa: toda a água do lençol freático da extensa área de construção dos túneis da Linha Leste do Metrofor será drenada e aproveitada pela Cagece, que a injetará em sua rede de distribuição. Esta é a ideia.

Bom

Ceará 2050

Começará nos próximos dias a fase de interiorização do Ceará 2050 - a oitiva das lideranças das regiões administrativas do Estado. O plano estratégico será apresentado no fim deste ano.

Ruim

Lixo

Há, digamos assim, um complô contra a PMF. O lixo doméstico, em algumas áreas da cidade, está sendo despejado literalmente nas calçadas das ruas. Duvida? Circule pelas ruas da Aldeota.

Livre Mercado

Boa notícia: o Brasil é agora um País livre da febre aftosa, com vacinação, anunciou a Organização Mundial de Saúde Animal. A nova meta que se apresenta para a pecuária brasileira é tornar o País livre da febre aftosa sem vacinação, para o que o Ministério da Agricultura empreenderá campanha por todo o País - o Ceará no meio, incluindo um conjunto de medidas de prevenção e vigilância e de rápida resposta a eventuais emergências. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.