Coluna

Egídio Serpa: Uma revolução no campo

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 12.01.2018
 
 
 
 

Se não fosse a queda dos preços dos alimentos - isto é, a boa performance da agricultura - a inflação de 2017, que fechou na marca recorde de 2,95% - teria ficado na meta de 4,5% estabelecida pelo Banco Central. É no campo que o melhor do Brasil se mostra por meio de uma atividade que com o apoio da melhor tecnologia permite: usar menos terra e menos água para produzir; recuperar e melhorar os solos; utilizar na produção agrícola só 7,6% do território nacional como acaba de atestar a Nasa; abastecer o mercado interno e boa parte do mercado internacional; empregar intensivamente mão de obra; e garantir o superávit da balança comercial do País. Líder mundial hoje, a agricultura brasileira era nada 20 anos atrás. A iniciativa privada e a Embrapa mudaram isso.

Solar

Distribuidora exclusiva no Ceará dos equipamentos de geração de energia solar produzidos pela alemã SMA Solar Energy, a cearense Sou Energy já comercializou aqui mais de 800 KWp. Ela ainda faz a instalação de painéis fotovoltaicos da SMA.

Aplicativos

Surgem - neste mundo de alta e rápida tecnologia - os mais variados aplicativos, incluindo os destinados aos relacionamentos pessoais. Com estes é preciso cuidado redobrado, porque podem ser usados por bandidos para a prática da extorsão.

Atum

Entidades brasileiras e estrangeiras ligadas à pesca e beneficiamento do atum reúnem-se hoje em Itarema, epicentro nordestino da captura de tunídeos. Tema: novas autorizações para a pesca do atum. O Ceará já produz 1 mil toneladas/mês.

Dívida

Boa notícia para quem deve ao FNE: financiamento com recursos desse fundo contratado junto ao BNB até 31 de dezembro de 2011 e em atraso poderá ser pago até 31 de dezembro deste ano. Motivo: os seis anos de pouca chuva no Nordeste.

 

Um plano para fruticultura

No dia 27 de fevereiro, em Brasília, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, lançará o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura. Será evento importante que marcará o primeiro compromisso do Governo brasileiro com uma atividade que, até recentemente, não parecia existir na Esplanada dos Ministérios. Tradicional produtor e exportador de laranja e maçã - frutas de clima temperado - o Brasil descobriu a fruticultura de clima tropical. E hoje é um dos maiores produtores mundiais de melão, manga e mamão. Com um plano estratégico, a fruticultura, à qual se junta o pequeno produtor, dará um salto.

Varejo

Ex-presidente da CNDL, Honório Pinheiro (foto), diretor da rede Pinheiro Supermercados, já está em Nova Iorque, onde, na próxima semana, participará da NRF - National Retail Federation, maior feira mundial do varejo. Também irá Assis Cavalcante, que preside a CDL de Fortaleza.

 

 

Bom

Jericoacoara

Minas Gerais é um estado do interior do Brasil. Não tem praia. Por isto, a Azul Linhas Aéreas anuncia que, no carnaval, terá voos extras de Belo Horizonte para Jericoacoara. Ida e volta.

 

 

Ruim

Ética

Inflação mais baixa dos últimos 30 anos - a de 2017, que fechou em 2,95% - não elevou nem elevará a popularidade do presidente Temer, hoje em torno de 7%. O problema dele é a ética. 

 

Livre Mercado

Sim, a inflação de 2017 fechou em 2,95%. Mas a de 2018 já aponta para cima. É só pesquisar o preço dos livros e cadernos, ítens obrigatórios neste janeiro de volta às aulas. Há grandes diferenças de preços entre as livrarias, razão pela qual a pesquisa é indispensável para livrar o bolso e a bolsa de uma despesa maior. Mas, além do material escolar, estão vindo aí o IPTU e o IPVA, que são compromissos tributários do consumidor brasileiro em cada começo de ano. O Imposto de Renda só em abril.

 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.