coluna

Egídio Serpa: Troyjo: ajuda virá da China

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 16.04.2018

Marcos Troyjo, um dos grandes economistas do País, que aqui falou na 6ª feira, 13, para empresários do Lide-Ceárá, culpou "os círculos menstruais do STF" como um dos muitos culpados pelo atraso da economia e da política do Brasil. Na sua opinião, sem segurança jurídica não há como atrair investimentos estrangeiros. Por este motivo, "o Brasil pode ser considerado um 'serial killer' de oportunidades". Troyjo lembra que, 10 anos atrás, " uma brasilmania" animava os mercados no mundo; hoje, o que existe é uma "brasilfobia", tantos são os medos causados pela longa crise política e pelas incertezas que gera a indecisão do Judiciário. E em ambiente tão duvidoso assim, é difícil enfrentar e vencer os desafios. Troyjo diz: será a China que fará ferrovias aqui, não os EUA.

Dívidas

Você tem dívidas há um ano na Caixa Econômica? Nesta semana, no dias 18, 19 e 20, as agências da CEF em Fortaleza abrirão de 9 às 10 horas (só 60 minutos) para exclusivamente negociar esses débitos. Quem pagar à vista terá 90% de desconto.

Brazil Stone

Peter Becker, editor da Stone Ideads.Com, um site alemão especializado em mármores e granitos, abrirá a programação da Fortaleza Brazil Stone, maior feira brasileira do setor, que será inaugurada 4ª feira, 18, no Centro de Eventos do Ceará.

Trocando

Começou na rede de lojas Magazine Luiza promoção inédita e ambientalmente correta: a troca de televisor antigo por um novo, isto é, com a tecnologia HD. A meta é, até o início da Copa do Mundo, em junho, vender 50 mil novos televisores.

Metalic

Moderniza-se a fábrica da Metalic em Maracanaú, que pertence ao grupo polonês Can-Pack. Agora, ela usa alumínio para produzir latas e tampas para latinhas de refrigerante e cerveja. Tudo será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 20/04.

Um esforço por mais água 

Deram-se as mãos, na semana passada, a Cogerh e a Enel - distribuidora de energia elétrica no Ceará - que juntas permitiram a operação da Estação de Bombeamento do Canal do Trabalhador, em Itaiçaba. Essa união tornou possível no sábado, 14, o início da operação do conjunto de quatro bombas - cada uma com 1,2 m³ de capacidade - o que é uma boa notícia. A água bombeada vem da enchente do rio Jaguaribe, barrado em Itaiçaba com esse objetivo. O Canal do Trabalhador retoma assim sua tarefa. No Banabuiú, por sua vez, 4 bombas jogam no Eixão das Águas 10 m³/s para a população da Grande Fortaleza.

Educação

Image-0-Artigo-2388019-1

Élcio Batista(foto), chefe do Gabinete do governador Camilo Santana, alegra-se com os resultados obtidos na Educação. "O Ceará será a Coreia do Sul do Brasil em 2050", diz ele. "O motor da economia operado pelo capital humano, que é o que estamos construindo hoje", salienta. Élcio é sociólogo.

Bom

Hospital

Com 14 mil m² de área, o Hospital Leonardo da Vinci, da rede de Clínicas de Imagem Boghos Boyadjian, anuncia: seu centro cirúrgico abrirá até o fim deste mês para 10 mil cirurgias/ano.

Ruim

Energia

Erguem-se os sindicatos da indústria filiados à Fiec contra o próximo aumento da conta de energia elétrica, que será menor para residências e maior para as fábricas. O custo será repassado.

Livre Mercado

Segurança pública - a do comércio varejista no meio - é hoje o principal problema da cidade de Fortaleza. Em busca de uma solução que pelo menos amenize a crise, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) promove hoje ao meio dia reunião com o vice-prefeito da cidade, Moroni Torgan, delegado aposentado da PF, e com o Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Antonio Azevedo. Como a Guarda Municipal pode contribuir para melhorara a segurança será o tema.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.