Coluna

Egídio Serpa: sob a tempestade perfeita

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 09.06.2018 / atualizado às 01:27

Apertem os cintos, pois o Governo sumiu! É cômico, se não fosse trágico, o que produziram Michel Temer e seus ministros trapalhões em três dias: intervieram na lei da oferta e procura e agravaram a crise causada pela greve caminhoneira ao tabelarem o preço do frete rodoviário, o que gerou o caos no transporte. Os motoristas autônomos - cientes de que Temer é um pusilânime - recusaram a nova tabela de frete da ANTT acordada com o setor produtivo e, ato contínuo, ameaçaram com nova greve. Junte-se tudo isso à explosão do dólar, à queda da Bolsa e à dúvida da eleição presidencial - e eis a tempestade perfeita. Sem líder para comandar o País nesta turbulenta zona de conflitos, quem produz e trabalha trinca os dentes na esperança de que, em outubro, o povo decidirá.

Fotovoltaica 

Será aberto 3ª feira, 12, no Rio, a Brasil Solar Power, congresso de energia solar fotovoltaica. A cearense Sou Energy terá estande próprio. Mostrará as placas da empresa alemã SMA.

Pessimismo

Para quem importa, a alta do dólar - que já circunda os R$ 4 - tem causado prejuízo. Mas os exportadores estão preocupados também, pois a instabilidade do câmbio gera incerteza na hora de fechar novos contratos. O pior é que os dois lados do comércio exterior estão pessimistas.

Adece

Vai mudar o planejamento das Câmaras Setoriais da Adece. Suas ações deverão ser, agora, vinculadas aos programas do Ceará 2050, plano estratégico ainda em elaboração. Neste sentido também mudará o Rotas Estratégicas, plano da Fiec. É preciso cuidado ao mudar.

EUA: sai Brasil entra Chile

Um cearense consultor de empresas, residente em Brasília, mostrou ontem à coluna mensagem que lhe enviou ex-alto diplomata do Governo dos EUA. Em resumo, diz a mensagem o que já se ouve: para os EUA não é mais o Brasil, aqui na América Latina, a opção prioritária, mas o Chile e a Argentina. Eis alguns dos motivos: o caos em que - desde 2014 - está este País mergulhado; as contas públicas descontroladas; dívida em alta; incertezas na política; altíssimo custo trabalhista e dubiedade do Judiciário. Investidores já estão a fugir da Bolsa. Mas a China está chegando.

Café

Pedro Lima, CEO e sócio da cearense Três Corações, líder nacional do mercado de café torrado e moído, informa: constrói em Manaus uma nova fábrica. Lá, também, instala uma Central de Distribuição para atender a toda a região amazônica. A Três Corações comprou o Café Manaus.

Bom

Patentes

No ranking de Depositantes Residentes de Patentes de Inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a UFC colocou-se em 6º lugar. Acima das de PE, PR, RS, MT, RN e SE.

Ruim

Preços

Por causa da greve caminhoneira os preços de frutas e verduras subiram. A greve acabou há mais de uma semana, mas os preços permanecem altos. Até nas bodegas eles descem devagar.

Livre Mercado

Em 2019, a rede Pinheiro Supermercados abrirá mais quatro lojas - duas em Fortaleza e mais duas em cidades do interior. Onde? "Diremos depois", responde Alexandre Pinheiro, filho de Bosco, sócio e diretor da empresa fundada pelo irmão Honório, o CEO. Alexandre deixa de lado o cenário da economia e revela: sua empresa, há 45 dias, vende pela internet. "Já temos 250 clientes que usam nosso aplicativo para comprar. Criamos uma equipe só para - em 3 horas - separar e entregar as compras", diz.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.