Coluna

Egídio Serpa — S. Francisco: água será cara

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 17.05.2018
Superintendente de Operações e de Eventos Críticos da ANA - Agência Nacional de Águas - Joaquim Gondim Filho deixa claro: o Orçamento Geral da União garantirá os recursos à conclusão e ao início da operação do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. Mas a despesa de manutenção será de responsabilidade dos estados beneficiados - CE, RN, PB e PE. Falando terça-feira à noite na Fiec para agropecuaristas e industriais, Gondim ainda advertiu: o preço da água que virá será tão caro que pensarão duas vezes os que pedem o aumento da outorga - de 26,4 m³ para 52 m³. Qual o custo da manutenção do projeto? A ANA ainda não sabe. Mas sabe que a conta de energia elétrica será muito alta. A União e os estados não têm dinheiro. Quem pagará?

Camarão

Gigante da distribuição de pescado no Sudeste do País, a Bom Peixe , de SP, está comprando 10 toneladas mensais de camarão produzido pela Potiporã, do cearense Cristiano Maia.

Reúso

Novidade: a Vicunha, que tem fábrica de índigo em Maracanaú, investirá neste semestre na construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos. A intenção é bem clara: reutilizar a água da ETE no processo industrial de fábrica. Cagece e Cogerh já deram o sinal verde.

Duplicação

Foi a Construtora Luiz Costa (CLC), do Rio Grande do Norte, a ganhadora da licitação para a duplicação dos 7,5 km finais da CE-025, que leva ao Porto das Dunas. As obras começarão nos próximos dias. A empresa potiguar tem bom conceito. 

CSP opera de madrugada

Maior empreendimento privado já implantado no Ceará, a usina siderúrgica do Pecém trabalha a pleno - nos três turnos, ou seja, avança pela madrugada para produzir o seu limite de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano. A empresa tem hoje quadro de 2.600 funcionários, dos quais 80% são cearenses. Para leva-los e trazê-los de suas casas, a Gertáxi usa uma frota exclusiva de 80 ônibus, que cumprem 34 rotas para o pessoal da área administrativa e 16 para o do regime de turnos. A CSP exporta para 25 países - os EUA, México, Turquia e Itália no meio.

Água

Carlos Prado, que dirigiu a reunião de 3ª feira na Fiec sobre Segurança Hídrica para o Ceará, voltou a dizer que o empresário da agropecuária cearense não tem, hoje, a garantia de água para a sua atividade. Porém, considerou acertadas as medidas tomadas até aqui pelo Governo do Estado.

Bom

Hotelaria

Ontem, na abertura do Conotel, o presidente nacional da ABIH, Manoel Linhares, anunciou uma parceria com a Cruz Vermelha, que capacitará a mão de obra hoteleira para primeiro socorro.

Ruim

Sem relógio

Reparem como está hoje a insegurança nesta bela capital do Ceará: ontem, em um almoço de 13 empresários, 7 estavam sem relógio. “Na hora do assalto é mais um prejuízo”, explicaram. 

Livre Mercado

Como 85% das compras em lojas são feitos por meio de cartão de crédito, Bruno Henrique, consultor da cearense Repense Inteligência Financeira, adverte: “A falta de atenção aos repasses do cartão de crédito podem gerar prejuízos de 3% a 6% nas vendas, afetando o lucro final do lojista”. É preciso verificar - diz ele - se a taxa e o prazo contratados são os praticados na relação cotidiana do lojista com a operadora do cartão de crédito. Isso evitará erro no desconto ou no prazo de pagamento.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.