Coluna

Egídio Serpa: Roterdã, selo de qualidade

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 01.09.2018
 
 
 
 

Já aguardada, a notícia oficial da parceria do Porto de Roterdã com a CIPP S/A (antiga Cearaportos)causa alegria ao empresariado e ao Governo e preocupação aos operadores portuários locais, que temem possível concorrência de empresas europeias do setor as quais serão atraídas para o novo negócio do porto holandês no Atlântico Sul. Dinheiro, tecnologia e equipamentos é o que elas têm para aqui aportar, e isto assusta os operadores cearenses que pedem o anonimato para evitar retaliação. Mas um deles - Carlos Maia, da Termaco - não liga para a concorrência: “Roterdã agregará ao Pecém o ‘label’ (selo) de qualidade que o inserirá de vez no mapa portuário mundial. E ainda referenciará projetos nacionais e estrangeiros que virão para o Complexo do Pecém e a ZPE”, ele diz.

Aeroporto

Ganharam ritmo de frevo as obras de ampliação do Aeroporto Pinto Martins, que serão finalizados dentro de mais 15 meses. Máquinas e homens trabalham a todo vapor. É obra privada, sem propina, com cronograma e pagamentos em dia. Ah!!

Camarão

Uma fonte da Adagri diz a esta coluna que pequenas empresas de beneficiamento de camarão - que operam na geografia de Aracati e Fortim - serão fiscalizadas com lente de lupa. Elas abastecem boa parte do comércio varejista de camarão em Fortaleza.

E-commerce

Só com pedidos oriundos do Ceará, o e-commerce (a venda pela internet) faturou R$ 420 milhões no primeiro semestre deste ano, informa o relatório Webshoppers 38, da Abit/Nielsen. Representa só 1,77% das vendas totais do e-commerce no Brasil.

Pescadores

Tornaram-se parceiras a Secretaria de Aquicultura e Pesca da Presidência da República e a sua homônima do Ceará, que regularizará a situação de 3 mil pescadores cearenses. Para começar, o escritório federal da Seap no Ceará será reestruturado.

 

Agropecuária pede Polícia

Há insegurança também na zona rural do Ceará - reclamam agropecuaristas que veem, preocupados, o crescimento dos casos de assaltos às fazendas e de roubos de animais. Para tratar da questão, a Adece reuniu os presidentes das Câmaras Setoriais ligadas ao agronegócio com as autoridades da Secretaria de Segurança Pública, que expuseram como está a agir a inteligência policial na zona rural no combate ao crime. Ficou acertado, após um par de horas de reunião, que será criado um exclusivo canal de comunicação da Polícia com os agropecuaristas. Os dois lados terão novo encontro em uma semana.

Concentração

Assim como já aconteceu com o setor bancário, há um movimento de concentração visível do mercado nacional de energia por empresas de capital estrangeiro. É o que revela a Fundação Getúlio Vargas, citando as condições mais favoráveis de juros para a compra de ativos via leilões e por fusões e aquisições.

 

 

Bom

Reforma

Boa providência da PMF, que reforma o pavimento da rua Guilherme Rocha, no centro de Fortaleza. Mas o desafio é dar ordem ao comércio ambulante ali: feirantes ocuparam as ruas.

 

 

Ruim

Inadimplentes

Informa o SPC Brasil, da CNDL: o número de empresas com contas em atraso e registradas como inadimplentes cresceu 9,38% em julho de 2018, ante o mesmo mês do ano passado. Culpa da crise.

 

Livre Mercado

Disponível para download tanto no App Store quanto no Google Play, o Compre Fácil Bom Vizinho é o aplicativo criado pela rede de lojas Pinheiro Supermercado e já à disposição dos seus clientes para compras via internet. Válido para suas lojas de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, o aplicativo permite compra pelo celular para entrega em domicílio em até 24 horas. O App do Pinheiro Supermercado lista 12 mil ítens de produtos, desde carnes, peixes e pescados até artigos para bebês, pets, lacticínios e frutas.

 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.