coluna

Egídio Serpa: plano para a agropecuária

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 29.08.2018

Um Grupo de Trabalho, criado pelo governador Camilo Santana, trabalha na elaboração de um plano estratégico para o setor da agropecuária do Ceará, incluindo a Agricultura Familiar. Envolvidas nesse esforço, estão secretarias de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Planejamento e Gestão e a Adece. À primeira vista, esse GT parece colidir, em seus objetivos, com o que pretende Ceará 2050, mas um dos seus técnicos disse à coluna que "são planos estratégicos diferentes". O GT da Agropecuária já tem um rumo, no qual se inclui a tarifação da água, cujo valor subirá - propriedades rurais usarão hidrômetros e serão fiscalizadas como já o são as empresas da agricultura irrigada. É boa a ideia, mas duvidosa a sua execução. Vale a tentativa.

C. Rolim

Informa a Construtora C. Rolim Engenharia: estará pronto para entrega em 2019 seu empreendimento Terraços do Bosque, na área da Av. Bezerra de Menezes, onde outro residencial - o Varandas do Bosque - tem poucas unidades à venda.

Energia

Localizado na Barra do Ceará o supermercado Israel contratou a empresa Sou Energy para instalar no seu telhado painéis fotovoltaicos - são 313 - que gerarão 100% de sua própria energia. Os R$ 451 mil investidos terão retorno em quatro anos.

Supermercado

Hoje o Shopping Del Paseo - na Av. Santos Dumont, no coração da Aldeota, ganha às 10 horas seu supermercado - o Mercadinhos S. Luiz, que, ainda neste ano, abrirá outro na esquina da mesma Santos Dumont com Rui Barbosa. O fluxo do Del Paseo crescerá.

Dívidas

Se para grandes, pequenas e micro empresas o Governo criou vários Refis, por que não criar um exclusivamente para os 63 milhões que estão "negativados" no SPC? Ciro Gomes, presidenciável do PDT, promete um Refis para os milhões de inadimplentes.

Sai o arroz, entra camarão

Em Morada Nova, nas áreas onde até havia 2 anos se cultivava arroz, agora desenvolve-se a criação de camarão em tanques. Os antigos rizicultores de lá descobriram duas grandes virtudes da carcinicultura: gera mais emprego e rende três vezes mais. Mas não é só em Morada Nova que essa novidade prospera: ao longo das margens do rio Jaguaribe multiplicam-se os pequenos projetos de criação de camarão, e isto é causa da melhoria da vida de agricultores da região. Detalhe: o camarão criado em cativeiro em Morada Nova e em Jaguaruana é vendido antes da despesca - o que revela o potencial desse negócio, que cresce.

Educação

Image-0-Artigo-2446022-1

Promovido pelo Instituto Myra Eliane, presidido pelo empresário Igor Queiroz Barroso, seguirá até 6ª feira, 31, em Juazeiro do Norte, o curso "Valores Humanos na Educação Infantil". Tendo o Ministério Público como parceiro, o curso repete-se em Maracanaú, Redenção, Aquiraz e Pindoretama.

Bom

Tecnologia

Começou ontem e irá até 31 de outubro o desligamento do sinal analógico de tevê aberta na região do Cariri, no Sul do Ceará, e Sobral, na região Norte do Estado. Chega a nova tecnologia.

Ruim

Espaço público

Uma imobiliária fechou para uso privado o espaço público para estacionamento de veículos. É no número 2252 da Avenida Barão de Studart. Alô, AMC, em nome do interesse público, reaja!

Livre Mercado

Informação do secretário de Planejamento e Gestão, engenheiro Maia Júnior: o Governo do Ceará tem, hoje, 60.158 funcionários na ativa (incluídos os recentemente contratados), 62.422 aposentados e 18.159 pensionistas. Há, pois, mais servidores inativos. É a contribuição do conjunto dos servidores da ativa que deveria garantir a folha de proventos dos aposentados e pensionistas. Mas ela é insuficiente para cobrir o rombo da Previdência estadual, que será reformada até o primeiro semestre de 2019.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.