Coluna

Egídio Serpa: Petrobras vai para Pecém

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 09.02.2018

Berlim (Alemanha) - A Petrobras não esqueceu o Ceará. Ela está muito perto de finalizar entendimentos com a Cipp S/A - gestora do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - para fechar um contrato de virtuosas características. A coluna apurou que o Porto do Pecém - assim como já o é o de Suape (PE) - será um ponto de transbordo de combustíveis. Petroleiros de grande porte da estatal brasileira atracarão no Pecém e distribuirão sua carga para navios menores que a levarão para destinos nacionais diferentes. Para quem prometeu refinaria, a nova aproximação da Petrobras com o Ceará e os cearenses pode ser o início de um novo tempo. Que fique claro: esse possível contrato da Petrobras com a Cipp S/A nada tem a ver com o projeto do parque de tancagem do Pecém.

Itaueira

Gigante europeia da área de distribuição de frutas, a holandesa Hill Fresch - cujo slogan é "especialista em sabor" - ofereceu grande festa aos seus fornecedores, 4ª feira em Berlim. Entre os presentes a cearense Itaueira que lhe fornece o melão Rei.

Barbearia

Novidade no Shopping RioMar Kennedy, que neste semestre ganhará uma barbearia - sim, barbearia e não salão de beleza. A rede Fígaro, com unidades no RioMar Fortaleza e na cidade de Mossoró, lançará aqui o conceito Fígaro Sport.

Varejo

Foram abertas inscrições para o Seminário Cenários do Varejo, cuja 12ª edição erá realizada no próximo dia 23, no Teatro RioMar. Os lojistas associados ao CDL de Fortaleza e os alunos da Faculdade CDL estão sendo convocados à inscrição.

Jericoacoara

Em Jericoacoara - destino turístico nacional que virou moda - a população local preocupa-se com a questão ambiental. A Prefeitura de Jijoca cobra dos turistas uma taxa que deveria reverter para o saneamento básico da vila de Jeri. Mas não é.

Todo o louvor à Embrapa
 
Para garantir comida aos 9,5 bilhões de habitantes deste planeta em 2050, deram-se as mãos os agricultores e os cientistas. Estes estão a realizar para aqueles as pesquisas que hoje provocam verdadeira revolução nas práticas da agricultura irrigada. Há pouca água disponível no mundo, razão pela qual o foco das novas tecnologias é produzir mais alimentos com menos água e também com menos áreas de terra. O Brasil é um dos líderes da agricultura mundial, mas isso só se tornou possível por causa das tecnologias criadas e desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa, que é referência mundial na agropecuária.

Doce Mel

CEO da Doce Mel - maior distribuidora de frutas do Brasil com fornecedores no Ceará - Roberto Cavalcante Júnior (foto) informa: suas vendas de mamão para a Europa vai crescer até 30% neste ano. Ampliou para 400 hectares a área de produção de Formosa e Papaya na zona da mata paraibana.

Bom

TAP

Festa na TAP, que está feliz com seus voos do Brasil para Lisboa e vice-versa. Em janeiro, houve nas rotas do Brasil um aumento de 90,2% nas taxas de ocupação da rede TAP, cuja frota cresce.

Ruim

Devagar

Vai devagar a obra de construção da chamada estradas das placas - pelas quais trafegarão, quando estiver pronta, os caminhões que transportam as placas de aço de CSP. Dizem usuários do Pecém.

Livre Mercado

Está feia a coisa na Chapada do Apodi, onde se localiza a Fazenda Flor da Serra, do pecuaista Luiz Girão, um dos três maiores produtores de leite do Ceará (os outros dois são o Grupo Edson Queiroz e o empresário Dico Carneiro). Para matar a sede do seu rebanho de 3.500 vacas, Girão usa caminhões-pipa. POr falta de água, fruticultores mudaram-se para o Piauí e o RG do Norte. Para alimentar o seu gado, Luiz Girão ainda tem forragem ensiladas. Só com muita chuva os açudes serão recarregados.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.