Coluna

Egídio Serpa: os com nada e os com tudo

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 07.09.2018

Por enquanto, todos os presidenciáveis mantêm o discurso para os que nada têm - os sem terra, sem teto e sem emprego. Qualquer que venha a ser o vencedor ele - um dia pós a eleição - procurará os "com tudo" para compor e organizar o seu governo. Não apenas os com voto no Senado e na Câmara dos Deputados, mas também os donos da mídia, os banqueiros, os grandes industriais e os líderes do agronegócio. Ao eleger-se presidente, Lula chamou um banqueiro - Henrique Meireles - para comandar a economia, e o dólar baixou. A sucessora Dilma Roussef tentou algo parecido, mas fez tantas lambanças que resultaram no caos - o falido setor de energia é só uma de muitas consequências. Resumo: o que diz hoje o candidato é uma coisa: o que dirá após eleito será outra diferente.

Fenômeno

Estado pobre, com 95% de sua geografia no semiárido, com secas periódicas e pouca mancha agricultável (mas bem aproveitada), o Ceará é um fenômeno. Repare: das 100 melhores escolas do ensino fundamental do País, 82 são cearenses, diz o Ideb.

FNE

Na sua reunião quinzenal da próxima segunda-feira, o Agropacto receberá, no auditório da Faec, diretores do BNB que apresentarão a programação do FNE para o exercício de 2019. Neste 2018, o FNE está registrando mais oferta do que procura.

Tancagem

Uma fonte da área de gás e petróleo informa: "O projeto do Governo do Ceará de transferir para o Pecém o parque de tancagem do Mucuripe demorará, pelo menos, 5 anos para começar a ser implantado. É porque não há um similar no País".

Internet

Com mais de 350 km de cabos já instalados em Fortaleza, a operadora Oi começou um esforço pelo seu novo serviço: a internet de alta velocidade - de até 200 megabytes - por meio de fibra ótica. Com Oi Total - tevê e telefone fixo e móvel.

As novas fontes de energia
 
Secretário-Adjunto de Energia do Governo do Ceará, o engenheiro Adão Linhares está otimista em relação ao futuro próximo das energias renováveis neste Estado. Falando para um grupo de empresários da indústria e agricultura, ele não deixou dúvidas: a geração de energia eólica e solar é um investimento com retorno garantido. Os problemas que existiam já foram removidos pelo uso das novas tecnologias que, inclusive, minimizaram os custos. "Hoje, a energia eólica custa mais barato do que a hidráulica, e assim será", disse Adão Linhares. Por causa das renováveis, a Chesf usa hoje menos água para produzir energia.

Subiu!

Há uma semana, o litro da gasolina foi vendido por até R$ 4,24 (em um posto da SP na Joaquim Nabuco com Pe. Valdevino). Hoje, a gasolina já encostou em R$ 4,90. E a consequência disso será o aumento da inflação, pois a alta do combustível (o diesel também subiu) repassado será para os consumidores.

Bom

Supermercado

No bairro de Parque Dois Irmãos - na zona Sul de Fortaleza - a rede cearense de supermercados Center Box inaugurou mais uma unidade. Ao seu redor, dezenas de condomínios residenciais.

Ruim

Atentado

Foi contra o presidenciável Jair Bolsonaro e, principalmente, contra a democracia brasileira o atentado de ontem, em Juiz de Fora. É preciso apaziguar o País. Até as famílias se dividiram.

Livre Mercado

Luiz Antonio Trotta Miranda, sócio e diretor da DCDN - que atua na venda e locação de máquinas e equipamentos para a construção pesada, para a indústria e para a agricultura e, também, na instalação e operação de grupos de geradores a diesel - informa: a sede da empresa na BR-116, em Fortaleza, que hoje tem 14 mil m², será ampliada. A DCDN tem, entre seus clientes, o Shopping RioMar, os grandes hoteis e condomínios residenciais e comerciais desta capital e o Porto do Pecém.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.