Coluna

Egídio Serpa: O eleitor está desconfiado

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 26.06.2018

De acordo com pesquisa da XP Investimentos - feita pelo telefone junto a mais de 2 mil pessoas no País todo - cresceu - e cresceu muito - a rejeição do eleitor aos presidenciáveis. Todos eles. Alguns são rejeitados por 60% dos entrevistados. Pesquisa telefônica tem pouco valor científico, mas sua divulgação tem forte influência nas redes sociais que a replicam de acordo com o interesse de cada grupo. É impressionante o que se passa com a classe política brasileira, que hoje tem baixa credibilidade e quase nenhum respeito da população. Os candidatos a presidente da República são os que estão aí. Eles não transmitem confiança ao eleitorado que duvidam do que dizem. Se 2018 já é um ano perdido, 2019 será mais difícil ainda, pois o eleito não terá maioria no Congresso Nacional.

Marquise 

José Carlos Pontes, presidente financeiro do grupo Marquise, que está em Miami, informa: sua empresa já faz a coleta de resíduos sólidos em 15 grandes cidades do País.

Polo Químico

As empresas Interplast Embalagens, Fortfix, Wana Química, Daneto Produtos Químicos e Kit Caba Bom já têm projetos prontos para instalação no Polo Industrial Químico de Guaiuba. Esses projetos absorverão R$ 30 milhões de investimento, informa o Sindquímica-Ce.

Frete

Produtores cearenses de frutas, legumes e verduras revelam: voltou ao normal a oferta de seus produtos. Mas agora a um custo bem maior por causa do frete rodoviário que subiu. Esse custo deverá ser repassado ao consumidor se a Justiça mantiver o frete.

Mais emprego menos água
 
Empresários cearenses da agropecuária estão a sugerir ao Governo do Estado que priorize os projetos de irrigação que geram mais empregos e consumam menos água. E que imponha também um conjunto de medidas que atravanquem o desvio, o desperdício e o uso ilegal da água. "Se isso for feito, o empresário sentir-se-á seguro, do ponto de vista da segurança hídrica, para investir no Ceará", afirma um grande agricultor. Hoje há enorme desconfiança quanto à oferta de água, o que tem inibido e afastado novos investimentos na agricultura irrigada no CE.

Novos aviões

Até 2025, a TAP - que voa diariamente de Fortaleza para Lisboa - terá renovado quase toda a sua frota com 75 aviões da Airbus, modelos A-330-900-Neo, A-320-Neo e A-321-NEO-LR. A partir do inverno europeu de 2019, e só no inverno, a TAP usará o A321-Neo-LR nos seus voos Lisboa-Fortaleza-Lisboa.

Bom

El Niño

Boa notícia vem da meteorologia que dá conta de que o fenômeno El Niño, que atuou durante o último verão brasileiro, já está enfraquecido. No 2º semestre, leve aquecimento no Pacífico.

Ruim

Frete

Há 32 navios fundeados nos portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande, todos carregados de fertilizantes. Com o fim do frete rodoviário de retorno, tirar o fertilizante do porto é inviável.

Livre Mercado

Maior organização ambientalista do mundo, o Greenpeace sofreu dura crítica de 109 ganhadores do Prêmio Nobel. Eles publicaram carta aberta condenando a posição do Greenpeace, que é contra os alimentos geneticamente modificados. A entidade faz oposição ao arroz dourado, "que tem o potencial de reduzir ou eliminar grande parte das mortes e doenças causadas pela deficiência de vitamina A, que ceifam as pessoas mais pobres da África e do Sudeste Asiático", dizem laureados.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.