Coluna

Egídio Serpa: Hora da pequena empresa

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

00:00 · 17.02.2017

Da recente licitação que o Ministério da Integração Nacional promoveu para a conclusão das obras do Canal Norte do Projeto São Francisco de Integração de Bacias - nenhuma empresa envolvida na Operação Lava Jato participou. O que isto quer dizer? Para quem atua na área da construção pesada, chegou a hora da pequena e média empresa - como prova o certame do Ministério da Integração Nacional. O consórcio ganhador - de que fazem parte a cearense PB Construções e a paulista Construcap - é liderado pela Passarelli, também de S. Paulo. São empresas de pequeno e médio portes, e por isto mesmo com custos baixos de operação, mas dominando as últimas tecnologias. As grandes obras públicas ficarão mais baratas - e transparentes - com seus novos atores.

Ferrovia 

Trabalha rápido o time de técnicos da Trasnordestina Logística para aprontar os documentos pedidos pelo TCU para liberar R$ 600 milhões para a retomada da obra ainda neste trimestre.

Image-0-Artigo-2203568-1

Casa própria

Festa na construção civil de Fortaleza. A causa é a boa nova do ministro da Fazenda - Henrique Meireles, que anunciou: o Governo subirá para R$ 1,5 milhão o teto do FGTS para o financiamento destinado à compra da casa própria. A classe média alta também celebra a notícia.

Espionagem

Imaginem espiões russos esquadrinhando, nos EUA, o Partido Democrata a serviço do Partido Republicano com o objetivo facilitar a eleição de Donald Trump. Tudo pela internet e direto de Moscou. A mídia norte-americana investiga essa possibilidade.

Cabotagem é mais barata

Dono de uma costa com mais de 8 mil km, por que o Brasil não usa a cabotagem para o transporte do que produz em suas diferentes regiões? Preocupadas em dar resposta a esta e outras perguntas, duas grandes empresas brasileiras da área - a Aliança Navegação e a Log-In Logística - estão a mobilizar indústrias e empresas agropecuárias no sentido de trocarem o caminhão pelo navio. O argumento é forte: o custo do modal marítimo é até 15% mais barato, é rápido e mais seguro. A Log-In e a Aliança já ligam os portos brasileiros - do Mucuripe até o do Rio Grande (RS).

Senai

Paulo André Holanda (foto), superintendente do Senai-Ce, do Sistema Fiec, celebra nova conquista: seu Centro de Excelência em Inovação e Tecnologia alcançou 85% do índice de atendimento prestado à Eletra Energy Solutions, fabricante de medidores localizada em Eusébio.

Image-1-Artigo-2203568-1

 

Bom

Peixes

Serão parceiros a PMF e o Sebrae-Ce. Os técnicos deste capacitarão para aquela os que trabalham no Mercado dos Peixes, na Beira Mar. Já não era sem tempo. O serviço ali é ruim.

Ruim

Combustível

Acredite: postos da BR, empresa do grupo Petrobras, da Ypiranga, aquela dos filmetes na tevê, e da Shell, uma gigante mundial de óleo e gás, vendiam no Rio etanol adulterado. Foram multadas.

Livre Mercado

Felizmente, no último minuto da prorrogação, foi rejeitada pela Câmara dos Deputados a proposta que incluía parentes de políticos entre os beneficiados do projeto-de-lei que reabre o prazo para a repatriação de dinheiro que, obtido ilicitamente - ou seja, produto da corrupção interna - pode retornar ao País, pagando o imposto de renda devido, com juros e correção monetária. Alguém de bom senso retirou do texto a benesse, que seria um insulto aos que trabalham honestamente.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.