coluna

Egídio Serpa: frete: hoje tem audiência

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 27.08.2018

Três meses depois da edição da MP 832 que criou a tabela do frete rodoviário de cargas - intervenção infeliz do Governo em área tradicionalmente regulada pelo mercado - o ministro Luiz Fux, do STF, promove hoje aguardada audiência pública com o objetivo de buscar uma solução para a questão, do ponto de vista constitucional. Ao tabelar o frete, o Governo tornou caótica a relação dos dois lados do negócio - o que produz e o que transporta a mercadoria. A audiência desta 2ª feira dificilmente será pacífica e não trará a solução, que se arrastará pelo menos até a posse do novo presidente da Corte, ministro Dias Tófolli. Até lá, segue valendo a tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres, que encareceu os custos de empresas da indústria e da agropecuária. País difícil.

S. Francisco

No município paraibano de Monteiro, as águas do Canal Leste do Projeto São Francisco vêm sendo usadas, também, para a criação de camarão em cativeiro. Água do rio Paraíba, perenizado, já enche os tanques de 33 microcarcinicultores de lá.

Iguatemi

Novidade no Shopping Iguatemi, que inaugurou a Capela São Carlos, espaço para oração e meditação. A capela, com 50 lugares, fica aberta das 10 às 22 horas todos os dias. Ela está no estacionamento azul, ao lado da entrada do Extra.

Novo

Empresários e executivos cearenses participarão de jantar com João Amoedo, candidato do Partido Novo à presidente da República. Na quarta-feira, às 20 horas, em casa de eventos na Aldeota. Amoedo quer que o Novo eleja 10 deputados federais.

Agricultura

Flávio Sabóya, presidente da Federação da Agricultura do Ceará, estará presente ao debate com presidenciáveis que a CNA promoverá na quarta-feira em sua sede em Brasília. Aos candidatos, a CNA entregará documento com propostas para o setor.

Reformas serão remendos

Está nas pesquisas do Datafolha e do Ibope: 90% dos candidatos ao Senado deverão ser reeleitos. Isto quer dizer que dois terços das suas 81 cadeiras serão mantidas pelos seus atuais ocupantes. Praticamente, não haverá renovação, o que será mais um fato a lamentar destas eleições. Teremos, como repete esta coluna, a manutenção da mesmice, ou seja, a toada fisiológica do toma lá dá cá - a troca de voto por cargos e verbas, numa lastimável negociação cuja vítima é a de sempre, o erário. Mas na Câmara dos Deputados a perspectiva é semelhante - o que só alarga o temor de que as esperadas reformas não passarão de remendos

Turismo

Cresce em Fortaleza o chamado "turismo da saúde" - são estrangeiros ou mesmo brasileiros que vêm para cá para tratar de sua saúde. No sábado passado, 25, no Hospital Jório da Escóssia, o Dr. Jório Júnior(foto) fez oito cirurgias de implante dentário. Vieram de Cabo Verde três dos pacientes.

Image-0-Artigo-2445116-1

Bom

Aneel

Sobrinho do saudoso jornalista Neno Cavalcante, o advogado Alex Cavalcante Alves assumiu a Superintendência de Recursos Humanos da Agência Nacional de Energia Elétrica, em Brasília.

Ruim

Sujeira

Deve a PMF multar os moradores da vizinhança de um imóvel na Rua Afonso Celso, entre Joaquim Nabuco e Tiburcio Cavalcante, diante do qual estão a amontoar tudo - lixo e restos de construção.

Livre Mercado

Na reunião de amanhã do Pacto pela Agropecuária do Ceará (Agropacto), o secretário de Agricultura, Euvaldo Bringel, apresentará os primeiros resultados do Programa de Modernização da Cotonicultura do Estado, que neste ano teve área plantada de 2 mil hectares, que serão 20 mil na próxima safra de 2019.O programa, restrito ao sertão central e ao Cariri, estendendo a outras áreas do Ceará. A Embrapa, a Ematerce e o Sebrae aliaram-se ao Governo pela retomada do cultivo do algodão.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.