coluna

Egídio Serpa: Feira, emprego e negócios

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 28.09.2017 / atualizado às 09:29

O calendário de feiras já mostrou que traz reflexos positivos multiplicados em negócios e empregos. Fortaleza se prepara para receber grandes eventos na próxima semana. A Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil, a Signs Nordeste - Feira de Equipamentos e Serviços para Impressão Digital e a Femicc - Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista. Elas acontecem de forma simultânea no Centro de Eventos, entre os dias 3 e 6 de outubro. Deverão reunir 500 marcas com os últimos lançamentos em produtos em vários setores. O FCEM|Febratex Group, organizador, prevê que o movimento em todo o trade de turismo de negócios vai gerar em média 2 mil empregos temporários, entre diretos e indiretos.

A vez das cargas

Image-0-Artigo-2302649-1

De olho nos dividendos das novas rotas dos aviões da AirFrance-KLM e Gol, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, articula reunir o setor produtivo com a direção das companhias para garantir movimentação de cargas também.

Nova legislação

O que há de novo entre os 106 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)? A Confederação Nacional da Indústria (CNI) explica no aplicativo Conexão RT, que está disponível para iOS e Android. Para cada item, são apresentadas as referências ou jurisprudência.

Latam no RN

A Latam Cargo Brasil terá um novo filão de serviço começando pelo Rio Grande do Norte em parceria com a Pague Menos. As farmácias vão oferecer serviço Ajato, voltado ao transporte expresso de mercadorias de pequeno porte (até 15 quilos).

A volta gradual das vagas

A contratação de 73,1 mil trabalhadores temporários até o fim do ano, ante os 66,7 mil criados em 2016, no comércio brasileiro, mostra uma nova disposição para gerar emprego da parte do empresariado. Está longe de uma melhora definitiva no mercado de trabalho, mas surge um alento, inclusive porque o 2º semestre sempre agrega mais chances de criação de postos de trabalho. As mudanças na lei trabalhista igualmente deverão contribuir, mas será lenta e gradual a volta dos postos de trabalho para fazer diferença.

Ètica

Image-1-Artigo-2302649-1

A Empresa Ética e a Representação Classista estão no centro da experiência de Roberto Macêdo, presidente do Conselho da J. Macêdo, que irá repassar histórias de sua trajetória. Será nos Diálogos Empresariais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e CDL Jovem, hoje, às 18h30, na sede da CDL.

Bom

Reutilizáveis

Presente nos maiores festivais de música, chega a Fortaleza o Meucopo Eco, que visa disponibilizar copos reutilizáveis em eventos com grande público. São feitos de polipropileno e recicláveis.

Ruim

Desmonte

As entidades do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público Federal estão preocupadas com o que chamam de desmonte do Estado e fazem seminário, hoje, às 13h, na Assembleia Legislativa.

A coluna foi redigida pela jornalista Regina Carvalho.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.