Coluna

Egídio Serpa: Exportação por via aérea

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 13.03.2018

No próximo dia 17, aqui em Fortaleza, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, César Ribeiro, terá reunião com a diretora de Carga Internacional da Air France-KLM, sra. Renata Branco. O tema da reunião será um só: aproveitar os voos e o Hub da empresa franco-holandesa no Pinto Martins como plataforma de exportação de produtos cearenses - como frutas, flores, pescados (lagostas vivas, camarão, peixes, atum) e outros que "estão no nosso radar", como diz a esta coluna o próprio secretário César Ribeiro. O local da reunião será a sede da SDE, mas, dependendo do número de convidados, poderá ser o auditório da Adece. Produtores de camarão, tilápia, flores e plantas ornamentais pedem que o frete da Air France lhes seja favorável.

Animado 

Mauro Filho, que faz parte da equipe econômica do presidenciável Ciro Gomes, passou o fim de semana em reuniões com economistas e empresários no Rio. Ele está animado.

Energia

Adão Linhares, consultor empresarial e presidente da Câmara Setorial de Energia da Adece, deverá assumir a secretaria-adjunta de Energia da Seinfra. Ocupará o lugar do engenheiro Renato Rolim, que pediu exoneração de um cargo que até agora nada produziu.

ZPE

Em junho de 2016, cinco empresas do Ceará e 15 do Espírito Santo acertaram com o Governo do Estado que implantarão fábricas na ZPE do Pecém. Dois anos depois, a ZPE ainda não regularizou o terreno onde as fábricas se localizarão.

Taxas da PMF: o tiro no pé
 
Empresas sediadas em Fortaleza levantam-se contra a Prefeitura, que, como o Diário do Nordeste mostrou ontem, aumentou em até sete vezes as taxas cobradas para a emissão do registro sanitário e do alvará de funcionamento. "É algo absurdo contra o qual vamos recorrer", disse a esta coluna um empresário da metalurgia, revoltado contra a "gestão financeira ineficiente", referindo-se à Secretaria de Finanças (Sefim). Outro - do setor gráfico - examina a possibilidade de migrar para Maracanaú, Aquiraz ou Eusébio. Ele afirma, irado: "É um tiro no pé".

Na PGE

César Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, informa que está adiantado o processo de regularização do terreno da ZPE que abrigará indústrias de granitos do CE e do ES. "Nossa ideia é fazer o alfandegamento por fases contemplando as indústrias com interesse na ZPE", diz.

Bom

Riomar

Tirando dúvidas: o Shopping RioMar Fortaleza tem 325 mil m² de área construída e 93 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), o de Recife tem 295 mil m² de área construída e 101 mil m² de ABL.

Ruim

Correios

Empresa com histórico recente de corrupção - foi um feudo do PTB - e com dívidas superiores a R$ 2 bilhões, os Correios pedem a união de seu pessoal para sair da crise e entregar as encomendas.

Livre Mercado

Está o Sindicato dos Produtores de Caju a denunciar irregularidades na implantação de uma fábrica de cajuína em terreno da Associação Comunitária dos Moradores de Uruá, no município de Barreiras. A fábrica integra o projeto Intercaju, que utiliza recursos liberados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. O Sindicaju acusa os responsáveis pela implantação do projeto e sugere que os moradores de Uruá procurem o Ministério Público "para defender os seus interesses, que foram lesados".

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.