coluna

Egídio Serpa: estratégias para o Ceará

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 14.09.2017
Competição: a entrada de mais um player no transporte aéreo para a Europa contemplando Fortaleza, caso a AirFrance confirme a nova rota, beneficia o consumidor também com a competição entre as aéreas. Hoje contamos com a TAP, Condor e TACV

As diretrizes de desenvolvimento de um novo plano econômico para o Ceará, que contemplará as estratégias para até 2050, serão lançadas no próximo dia 25 deste mês pelo governador do Estado Camilo Santana, segundo informa o secretário de Planejamento do Estado, Maia Júnior. O projeto contará com a participação da sociedade e universidades. A ideia, conforme Maia, é "para pensar uma nova economia para o Estado, que não só possa dar crescimento mais robusto e gerar riquezas de forma mais rápida, mas que também possa dar resolutividade para as questões da pobreza. Esse plano tem que olhar também para uma nova forma de gestão pública e sustentabilidade".

Agropecuária

A atuação dos auditores fiscais agropecuários federais sobre o valor da produção no setor foi medida pela FGV. Essa atuação influi na redução de R$ 71,6 bilhões no gasto comm insumos, em R$ 2,9 bi na geração de impostos e de 2,2 milhões de empregos.

Dívida pública

Referência nacional sobre dívida pública, o professor José Menezes Gomes, da Universidade Federal de Alagoas, profere palestra hoje, em Fortaleza. Será às 13h30, no Auditório da Faculdade de Economia da UFC (Av. Da Universidade, 2486). Aberto ao público.

Eólica: recorde de geração
 
A energia eólica produzida no Nordeste está registrando recordes de produtividade na geração registrada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Há dias em que mais de 70% da energia consumida na região vêm dos parques eólicos. Com os nossos ventos fortes, essa fonte renovável ganha a cada dia um novo protagonismo dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Ceará possui no total 99 empreendimentos em operação , gerando 3.810.014 kW de potência. Há ainda 33 parques em construção não iniciada.

All about

O futuro da energia e a sustentabilidade passa por Fortaleza. A Capital sedia a 10ª Feira e Congresso All About Energy, em outubro próximo. O evento multissetorial de energia traz como quadrantes temáticos: energias renováveis (eólica, solar e bioenergéticos) e consumo sustentável.

Bom

Transparência

"A importância da transparência no mundo dos negócios" é cada vez mais valorizada. O tema será abordado em evento do Ibef, no próximo dia 19, às 19h, no Gran Marquise, por Geraldo Luciano, do Grupo M. Dias Branco.

Ruim

Explosivos

O porte ilegal de artefatos explosivos de fabricação caseira é novo motivo de preocupação. A insegurança, que já gera impactos cotidianamente na vida do cidadão, se amplia após eventos em praças esportivas.

*A coluna foi redigida pela jornalista Regina Carvalho

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.