coluna

Egídio Serpa: eleições estão sob ameaça

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 08.09.2018

Falta menos de um mês para a eleição. É de tensão - e de desunião - o cenário político nacional agravado pelo atentado perpetrado contra o presidenciável Jair Bolsonaro. Desde que - por iniciativa do PT - o País foi dividido em “nós e eles”, a relação entre as pessoas sofreu mudança radical. Hoje, há famílias apartadas por questões de preferência partidária e de ideologia. Por meio das redes sociais que deveriam ser pontes de aproximação o que se vê, lê e ouve são xingamentos. A faca que cortou os intestinos de Bolsonaro exacerbou o discurso dos radicais da direita, inflou a narrativa dos radicais da esquerda, tirou do muro os indecisos e pôs gasolina no incêndio do processo eleitoral, que é o mais tumultuado desde a redemocratização. Hoje, Deus precisa ser brasileiro.

 

Eólica

Festa no Rio Grande do Norte: dos 48 projetos arrematados no último leilão de energia da Aneel, 27 serão lá implantados. R$ 3,5 bi de investimentos. O Ceará arrematou nenhum.

Na CDL

Segunda-feira, 10, a CDL de Fortaleza receberá o gen. Theophilo, candidato do PSDB ao Governo do Ceará. ò meio-dia, ele apresentará para os lojistas cearenses o seu programa de governo. No dia 17 no mesmo horário, Camilo Santana explicará por que quer ser reeleito.

E-commerce

No primeiro semestre de 2018, o faturamento do e-commerce - feito por meio da internet e de lojas virtuais - alcançou a montanha de R$ 23,6 bilhões. O cenário para o 2º semestre é complicado pelas eleições. Black Friday poderá salvar as vendas.

 

Frutas: consumo é mínimo

Começou a 2ª edição do Setembro Verde, iniciativa da cadeia produtiva da fruticultura voltada para o aumento do consumo, no Brasil, de frutas e verduras. Como esta coluna revelou, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu - como o mínimo necessário - o consumo de 400 gramas diários de frutas. No Brasil, consome-se muito menos disso. A campanha - que é promovida pela Abrufratas - quer levar o brasileiro a descobrir as virtudes da alimentação saudável e o quanto ela não existe aqui. O Ministério da Saúde diz que no Brasil o consumo de frutas é inferior ao mínimo

Consórcio

Na fazenda Valle Verde, na região jaguaribana, uma boa novidade: o consórcio irrigado da palma forrageira com o feijão. Foram colhidos lá 400 quilos de feijão por hectare. Detalhe: o consórcio permite duas safras de feijão que pode ser trocada por outra cultura, como informa o consultor Zuza de Oliveira.

 

 

Bom

No México

Presidente nacional da ABIH, Manoel Cardoso Linhares voltou do México, onde participou de uma feita de turismo, na qual o Ceará exibiu em um estande as belezas naturais do Estado.

 

 

Ruim

Metrofor

Um dia a Linha do Sul do Metrô de Fortaleza (Metofor) operará como os seus iguais no mundo: de 5 às 24 horas. Para isso, terá de incorporar a tecnologia de automatização da operação.

 

Livre Mercado

Para auxiliar pequenos e médios fruticultores a cumprirem a Instrução Normativa Conjunto Nº 2, do Ministério da Agricultura, que trata da rastreabilidade dos produtos, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas) criou um software que fará a uma só vez o rastreamento e o controle dos resíduos dos agroquímicos. A adesão dos pequenos produtores ao software será gratuita, como informou o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.