Coluna

Egídio Serpa: Dificuldades e facilidades

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 15.11.2017

Empresários cearenses da indústria e agricultura sugerem que repartições públicas da União, dos estados e dos municípios copiem a Receita Federal, que, continuamente, está a eliminar gargalos que só prejuízo causam às ações da empresa e do cidadão. Na opinião de empresários ouvidos por esta coluna, tudo o que faz a Receita Federal é no sentido de eliminar as dificuldades burocráticas, facilitando, a vida do contribuinte, e este é o modelo que deveria ser perseguido pelo serviço público em todos os seus níveis. A Receita Federal é uma das poucas exceções à regra brasileira, que cria as dificuldades para a venda das facilidades. Os que produzem no campo e nas cidades reclamam do poder da burocracia. E perguntam: quanto vale um carimbo do burocrata?

Camarão

Começa nesta quarta-feira em Natal a Feira Nacional do Camarão (Fenacam). Toda a sua programação científica e técnica é voltada para como continuar produzindo com a "mancha branca", o que já faz a fazenda Potiporã, do cearense Cristiano Maia.

Enem

Festa no Colégio Christus, que ficou em 2º lugar entre as 10 escolas do País que colocaram mais alunos no topo do Enem. O estudo feito pelo iDados durante o Enem de 2015 revelou: o colégio Bernoulli, de BH, foi o 1º; o 3º, o D. Barreto do PI.

Brisanet

José Roberto Nogueira, sócio majoritário da Brisanet - maior empresa cearense da Tecnologia da Informação - informa que seus cabos de fibra ótica que transmitem sinal de tevê, internet banda larga e telefonia - já chegam ao vizinho R. G. Do Norte.

Contabilistas

Candidato pela Chapa 1 à presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Robinson de Castro promete implantar o Master Plan Contábil, um planejamento estratégico para os contabilistas. Nos dias 21 e 22 será a eleição.

Prossegue a "operação tartaruga" dos fiscais da Agência de Defesa da Agropecuária do Ceará (Adagri). Esse movimento tem causado estragos à fruticultura, prejudicando diretamente a exportação de bananas e melões. Os fiscais da Adagri tentam do Governo do Estado um aumento salarial e outras vantagens. Até agora, porém, as partes não se entenderam. O movimento segue sem perspectiva de acordo, mas por trás dele esconde-se, segundo fonte do Palácio da Abolição, "o interesse político de olho na eleição de 2018". O interesse dos políticos não é o mesmo da sociedade à qual devem total lealdade.

Faec

Reeleito por 28 votos a 20 para a presidência da Faec - Federação da Agricultura do Ceará, o agrônomo Flávio Sabóya recebeu mensagens de produtores rurais e de consultores. "É a prova de sua liderança", escreveu o pecuarista Luiz Girão. "A Faec seguirá em boas mãos", opinou Zuza de Oliveira.

Bom

Odontoprev

Por valor não divulgado, a Odontoprev S/A comprou 100% do capital da Odonto System Planos Odontológicos, sua concorrente cearense, que tem 622 mil usuários. ANS examina.

Ruim

Violência

Todo o cuidado é pouco, hoje, diante da violência. Sair de casa para passear ou para um jantar em qualquer restaurante seria, há 20 anos, um prazer. Hoje, é um exercício do mais alto risco.

Livre Mercado

Havia 20 anos, na China, um painel de geração de energia solar, com potência de apenas 1 watt, custava US$ 20. Hoje, esse mesmo painel custa só US$ 0,40 (quarenta centavos de dólar). Esse preço deverá cair ainda mais, porque, em todo o mundo, aqui no Brasil também - e no Ceará, idem - multiplicam-se os investimentos na micro-geração de energia solar, utilizando-se esses já baratos painéis fotovoltaicos. Dentro de 10 anos, a Chesf usará a água do S. Francisco só para a irrigação.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.