Coluna

Egídio Serpa: Defesa da política regional

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 27.09.2017

O economista e presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) no Nordeste, Célio Fernando Bezerra Melo, reage ao levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) que cogita, em estudo conduzido pelo Observatório das Estatais, uma possível incorporação do Banco do Nordeste (BNB) pelo Banco do Brasil ou a redução das funções da instituição. Célio Fernando avalia que aventar essa medida demonstra um desconhecimento da questão do desenvolvimento regional nordestino. "É não compreender a importância das políticas públicas para a Região", critica. Para ele, a atuação do BNB pode até ser discutida, mas considerar a incorporação é uma visão míope da gestão pública.

Shanghai

O Complexo de Shanghai fechou a série de visitas da comitiva cearense na Ásia. Danilo Serpa, da Cearáportos, se reuniu com a diretoria do Shanghai East Container Terminal, Joint Venture da APM Terminals com o governo Chinês. A APM Terminals é sócia em outros 9 portos chineses, e opera com contêineres no Porto do Pecém.

Comércio digital

Em missão empresarial em São Paulo, a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, estreitou contato com empresa de comércio digital. A ideia é levar o modelo de e-commerce para indústrias cearenses expandirem seus negócios. A tecnologia será apresentada, a princípio, em Fortaleza e Juazeiro.

Fraport decisiva

Foi uma construção conjunta a vinda do hub da AirFrance-KLM e Gol para o Ceará, mas a presença da Fraport na gestão do Aeroporto Pinto Martins, garantindo infraestrutura e melhorias foi decisiva.

Educação: para ter sucesso

Todas as nações em que a população possui um melhor nível de vida e que se desenvolveram apostaram irrestritamente na educação. A consultoria McKinsey aponta em levantamento inédito divulgado ontem, os fatores que influenciam esse sucesso. Em primeiro lugar, motivação pessoal, com a combinação adequada de orientação do professor e investigação própria, o uso de tecnologias de informação e comunicação pelo docente, o aumento da jornada escolar e a educação infantil.

Conexão rápida

"Esse será um dos hubs mais atraentes em elapse time, entre os mais curtos períodos de conexão em mercados relevantes". Foi o que ressaltou o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, sobre a importância dos voos da AirFrance-KLM e Gol para a malha nacional. A expectativa é que as conexões levem no máximo uma hora.

Bom

Cartão

Projeto de lei que ainda passará na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado prevê que nas compras com cartão no exterior o câmbio seja convertido pela taxa Ptax, o que pode reduzir os custos de conversão do dólar.

Ruim

Precarização

Os níveis elevados de desemprego contribuem para a alta da informalidade e, o pior, trazem mais precarização. A demanda por emprego temporário saltou enfatizando a urgência de colocação.

*A coluna foi redigida pela jornalista Regina Carvalho

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.