Coluna

Egídio Serpa - Crise: o roteiro de um filme

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

00:00 · 20.05.2017 / atualizado às 00:26

Esqueçam as reformas, pois elas só virão sob novo governo - se este houver. O brasileiro que trabalha e produz terá de enfrentar seu martírio - desemprego e juros altos, entre outros - por mais tempo ainda. Há, no meio de tanta notícia da crise, uma clara narrativa: a de que é necessária a execração pública de Aécio Neves e de Michel Temer para a viabilização do que parece ser o próximo passo - a condenação de Lula. Se Aécio e Temer são punidos, por que não Luiz Inácio Lula da Silva? A delação de Joesley Batista, dono da JBS, foi transformada em espetáculo midiático e segue o roteiro de um filme que mostra novos atores - cearenses no meio. Mas será preciso combinar com os russos das ruas, que têm um roteiro próprio, com eleição direta, já, o que a Constituição impede.

Safra

Das 232 milhões de toneladas de grãos que o Brasil produzirá neste ano, 58 milhões serão colhidas no Mato Grosso. O estado do Paraná vem em seguida: colherá 41,5 milhões; Rio Grande do Sul, 35,3 milhões de toneladas; e Goiás - com 22 milhões.

Dória

Opinião de um cearense que, em Nova Iorque, ouviu 4ª feira, 17, palestra do prefeito de SP, João Dória: "Foi um político falando como gestor e um gestor falando como político". Ele arrematou: "Pareceu-me que Dória está mais candidato, hoje, mais do que nunca".

Fiec

Do comunicado que a Fiec divulgou a respeito da crise: "Juntos, busquemos alternativas constitucionais que ofereçam lideranças capazes de garantir as transformações em c urso". Ou seja: 1) eleição em 2018 e 2) sem políticos ficha suja.

Artesanal

Cerveja artesanal é bem diferente - na cor e no gosto - da cerveja tradicional, que é produzida em escala. Mas tem um nicho de mercado. A primeira cervejaria artesanal do Ceará - a 5Elementos - sabe disso e fará, dia 27, um festival no Shopping Salinas.

Saneamento é bom e caro

Sob auspícios do BNDES serão desenvolvidos pelos próximos oito meses estudos de viabilidade econômica à participação do capital privado na Cagece, estatal cearense que executa os serviços de saneamento na capital e na maioria dos municípios do Estado. Mas não será preciso estudar tanto para concluir que o capital vai até onde melhor e mais rapidamente se reproduz. No saneamento, essa reprodução só se dará com êxito em Fortaleza e talvez em Sobral e Juazeiro do Norte. No restante dos municípios, será prejuízo na certa. Sanear cidades é investir na saúde. Mas isso custa caro - é só perguntar à Cagece, que buscará no mercado um bom sócio.

Rebeca

Graduada em música pela Uece, a compositora, cantora e violonista Rebeca Câmara (foto) lançará seu primeiro CD às 20 horas do dia 7/06, no Teatro Ceará Show, na Avenida da Abolição, 2323. São 13 músicas, todas de sua autoria. Suas canções são de tal valor, que é a Sony Digital que está divulgando o show.

Bom

Reforma

Começou a PMF a reforma da rua José Avelino. Promete o prefeito Roberto Cláudio que ela voltará à origem - com calçamento de pedra, por exemplo. O centro histórico da cidade agradecerá.

Ruim

Invasão

Até agora, a Polícia Militar não cumpriu a ordem da Justiça, que deu reintegração de posse de etapa do Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi, invadido por um grupo de agricultores.

Livre Mercado

Para por termo a especulações que circulam no meio empresarial e político do Ceará sobre a liberação de créditos de exportação para o grupo JBS, basta à Secretaria Estadual da Fazenda adotar uma elementar providência: divulgar as datas e os valores liberados, em 2014, para a empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Isso revelaria a inexistência de coincidência das datas de liberação com as de campanhas eleitorais. E um ponto final seria colocado nesse tema. Um consultor em assuntos tributários disse à coluna que o programa de incentivo à exportação do Governo do Ceará é um dos melhores do País

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.