coluna

Egídio Serpa: cortar incentivo é desafio

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 19.07.2018

Desta vez, os candidatos a presidente da República estão tornando públicas as suas propostas. Isto leva a crer que não se repetirá a fraude eleitoral de 2014 - quando a eleita revogou a promessa de campanha e fez o oposto, dando no que deu, o impeachment. Há um debate em que já são conhecidas as intenções dos principais candidatos. E há uma convergência: eles reconhecem que a máxima prioridade será o ajuste fiscal, que vai doer, seja lá quem for o eleito. A Reforma da Previdência será para eles a primeira a ser feita. Ciro Gomes acena com redução, já, de 15% de todos os incentivos fiscais. Ótimo. Mas comprará de imediato uma briga com a bancada da Amazônia e do Nordeste, que lutará para manter intactos incentivos para a área da Sudene e da Zona Franca de Manaus.

Image-0-Artigo-2428171-1

É hoje Presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante está feliz com "mais uma vitória do amigo José Alves de Oliveira", o Zenir, que recebe hoje à noite o Trófeu Clóvis Rolim. No Theatro.

Eólica

Empresa comandada pelo cearense Mário Araripe, a Casa dos Ventos, uma das maiores desenvolvedoras de projetos eólicos no Brasil, fará no dia 10 de agosto um leilão eletrônico para venda de energia no Ambiente de Contratação Livre. Atenderá à demanda que só cresce.

Solar

Inaugurada em agosto de 2011, a usina de geração de energia solar de Tauá - com potência de 1 MW - está a produzir, hoje, só 70% de sua capacidade. Não é por falta de matéria-prima. Os painéis fotovoltaicos sentem já os efeitos da intempérie.

Água: novidade em Aracati

Em Aracati, 150 Km a Sudeste de Fortaleza, o campus do IFCE executa projeto-piloto de reúso da água na agricultura, mas com foco na "aquaponia" - casamento da piscicultura com a hidroponia (cultivo de plantas sem uso do solo com raízes submersas). Os especialistas do IFCE de Aracati dizem-se otimistas com o projeto, que junta num só espaço a plantação de hortaliças com a criação de tilápias, usando pouca água. É possível também que desse projeto-piloto surja uma boa novidade: a criação de micro-algas pois há indicações já anotadas neste sentido. É a ciência!!

Certificadora

Image-1-Artigo-2428171-1

Um consultor estrangeiro - especialista em energia solar - recusou convite para integrar grupo de trabalho de instituição empresarial do Ceará. Na sua opinião, será preciso, antes de tudo, criar aqui uma Certificadora de painéis fotovoltaicos, "senão continuaremos comprando gato por lebre". Decifrem.

Bom

Superbahia

Com um estande de 100 m², o Grupo M. Dias Branco, líder do mercado nacional de biscoitos e massas, participa da Superbahia - maior feira supermercadista do Norte e Nordeste. Em Salvador.

Ruim

Quem és?

Na política, como na Roma dos Césares, não basta ser sério. Tem que parecer sério. Diante do que se lê e ouve sobre os políticos, deve ser dito: "Diz-me com quem andas e te direi quem és".

Livre Mercado

Quando chegar o inverno europeu de 2019, a TAP passará a voar de Lisboa para Fortaleza e vice-versa com aviões A-321-Neo, de um só corredor, mas com classes executiva, econômica prêmio e econômica. Os primeiros desses aviões já estão voando em rotas da TAP na Europa. Por falar em avião: a Azul, uma das três donas da TAP (as outras duas são o Governo e uma empresa de Portugal) encomendou mais 21 aviões Embraer 195-E2, aumentando para 51 o pedido firme feito em março.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.