Coluna

Egídio Serpa — Ceará: o limite do Governo

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 07.06.2018
Energia solar - Quem quer dinheiro para fazer geração de energia solar? O BNDES criou uma linha de financiamento para pessoas físicas que desejarem gerar a própria energia. No site do banco

Como vamos crescer se só dividirmos pobreza? O secretário Maia Júnior, da Seplag, dirigiu a pergunta ao silencioso e atento auditório que o escutou terça-feira no Seminário Prefeitos 2018, promovido pelo Diário do Nordeste no Centro de Eventos. Foi sua resposta à ideia de alguns deputados estaduais que pretendem criar mais 15 municípios no Ceará. Para esses parlamentares, não há a crise fiscal gravíssima ameaçando os governos da União, dos estados e dos municípios. Eles querem ampliar a farra com o dinheiro público mesmo sabendo que não existe mais esse dinheiro. Ao aprovar, nesta semana, as contas do governador Camilo, o TCE indagou por que ele não investiu 20% na educação. "Porque não há mais esses 20%", disse Maia Júnior aos prefeitos.

Frete

Diante da repercussão negativa da medida, decidiu o Governo rever a tabela de preços mínimos para o frete rodoviário. A intervenção do Governo nesse mercado livre aumentou em 150% o frete do transporte de produtos da agropecuários. O Governo Temer é o que sobe e desce.

Ameaça

Há um ano, o Governo Federal deixou de repassar o dinheiro para a manutenção da seção do IDT no Ceará. O Governo do Estado, que assumiu essa despesa desde então, só poderá mantê-la até o próximo mês de julho. Será que o IDT fechará aqui?

Prefeitos e as estratégias

São planos estratégicos que diferenciam empresas privadas do mesmo ramo ou governos de municípios vizinhos. Mas não é apenas isso. O plano precisa de ser apropriado pela sociedade e submetido a constantes correções sem o que não terá êxito - advertiu Lauro Chaves Neto, presidente do Corecon-Ceará, na sua fala no Seminário Prefeitos 2018. "É fácil desenvolver a economia; difícil é fazer desenvolvimento social, segurança pública, saúde e educação com os recursos escassos de que dispõem hoje as prefeituras", ele acrescentou. Resumo: os prefeitos estão a pensar.

Em Israel

Geraldo Luciano Matos Jr.  está em Israel. Integra uma comitiva de executivos e empresários brasileiros que participam de seminário de inovação tecnológica, de cuja programação faz parte visita a empresas e fundos de investimentos. Objetivo: entender o sucesso de Israel em várias áreas da economia

Bom

Reciclagem

Vigilantes do Shopping Iguatemi estão sendo reciclados na Escola de Vigilantes Coronel Guanabara que os atualiza sobre vários aspectos do seu serviço, o que inclui os direitos humanos.

Ruim

Predatória

No ano passado, o Ceará mandou para o exterior 1,7 mil toneladas de lagosta - mais do que o Pará, 2º colocado, que exportou 226 toneladas. Se não fosse a pesca predatória teria exportado mais.

Livre Mercado

Cresce no Brasil o Advent International - um fundo global com forte atuação no varejo. Nesta semana, ele comprou a operação brasileira do Walmart, em cuja área de atacarejo investirá prioritariamente. O Advent já é dono da Quero-Quero, uma das maiores redes de lojas de material de construção no Brasil; da Allied, maior distribuidora de celulares; da Fortbras, líder do varejo de peças automotivas; e do IMC, grupo de alimentação dono das redes Viena e Frango Assado. Novas aquisições virão.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.