Coluna

Egídio Serpa: Carros-pipa salvam o gado

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 10.02.2018

Apesar das chuvas que, mal distribuídas, desabam sobre diferentes regiões do Ceará, a crise hídrica segue causando estragos, como na Chapada do Apodi onde o rebanho de 3.500 vacas leiteiras da Fazenda Flor da Serra - do pecuarista Luiz Girão - está matando a sede graças a carros-pipa que levam até lá a água captada a quilômetros de distância. A do subsolo da chapada acabou. "Esta é a primeira vez que acontece isso", diz o agrônomo Zuza de Oliveira, ex-presidente da Adece. "O melão já foi para o Piauí; agora, se não chover com intensidade, as vacas poderão mudar para outro estado. Por falta de água, não há irrigação. E quando os açudes forem recarregados, o modelo atual de gestão das águas terá de ser mudado" - é o que Zuza aconselha. Uma seca verde é o que temos.

Pecém

Ricardo Parente, que preside a Associação das Empresas do Pecém, manda dizer: sua AECIPP já conta com 28 associadas. A sua mais recente filiada é a Cordeiro Guindastes.

Petrobras

Boa notícia: a Adece e a SRH - Secretaria de Recursos Hídricos - estão próximas de um acordo com a Petrobras para reabrir cerca de 300 poços da estatal na área de Icapuí e Aracati. Esses poços davam petróleo. Agora, vão dar água - 1 m³/s - para as populações daquela região.

Navegação

Alô, exportadores! A Cipp S/A, administradora do Complexo do Pecém, abriu negociação com a francesa CMA-CGM, uma gigante dos mares, para a criação de uma linha regular ligando o Porto do Pecém aos da Europa. Ela já tem linha Natal-Europa.

Promessa, promessa. E só.
 
Em nome da Fiec, Carlos Prado e Firmo de Castro reuniram-se com Mário Ribeiro, vice-ministro da Integração Nacional. Foi em Brasília. Eles ouviram a informação de que entre julho e junho deste ano as águas do São Francisco chegarão à barragem de Jati. E que em agosto elas chegarão ao destino final - o Castanhão. A viagem das águas entre um ponto e outro durará a eternidade. Haverá 50% de perdas no caminho - pela evaporação ou por infiltração ou ainda por desvios no caminho. Esta coluna não acredita na promessa do Ministério. Água só em 2019 com sorte

Dias de Souza

Começou a construção de mais uma unidade da rede Mercadinhos S. Luiz. Ela se localiza no Guararapes, um bairro que cresce em ritmo de frevo. Quem a constrói é a Milenium Empreendimentos Imobiliários, do grupo Dias de Souza, cujo sócio e diretor Patriolino Dias (foto) deseja conclui-la no mês de agosto.

Bom

Comunicação

Festa na AD2M, que assumiu a Assessoria de Comunicação do Grupo Migusto, proprietário dos restaurantes Oui Bistrô, Tango Casa de La Parilla, Cantina Di Napoli e Murano Grill. Um gol!!

Ruim

Lixão

Precisa a PMF identificar e punir os carroceiros que estão a fazer das ruas da Varjota um local tranquilo para a desova de lixo e restos de construção. A limpeza urbana também é tema eleitoral.

Livre Mercado

Começará a operar em abril a linha marítima que ligará os portos de Pecém, no Ceará, e Cingapura, na Ásia. Em setembro, a cearense Agrícola Famosa, que produz melão em Icapuí, iniciará a exportação de suas frutas para a China, via Cingapura, aproveitando o navio da Hamburg Sud-Maersk, que semanalmente, às quintas-feiras, zarpará do Pecém e - via Canal do Panamá - alcançará o continente asiático em 28 dias de viagem sem escala. Se as chuvas voltarem, a fruticultura dará um salto.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.