Coluna

Egídio Serpa: caminhoneiros, a agonia

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 28.05.2018

Está como começou a greve dos caminhoneiros. O que lhes interessa ainda não foi resolvido - o preço do óleo diesel, em vez de cair, subiu. E o da gasolina, também. O País usa etanol para apagar um incêndio grave. É uma situação a preocupar, uma vez que, através das redes sociais, crescem os grupos que: 1) agitam centrais sindicais pedindo apoio à anunciada greve dos petroleiros cujo início está marcado para quarta-feira, 30; 2) pedem intervenção militar usando para isso a própria voz de militares da reserva; 3) exibem vídeos de líderes dos caminhoneiros com críticas a Michel Temer e ao seu governo. Já se sabe que aumentar todo dia o preço dos combustíveis foi má ideia da Petrobras, que já a corrigiu. Inteiramente despido de credibilidade, o Governo Temer agoniza.

Muito mais

Na Assembleia Legislativa, alguns deputados querem criar mais municípios no Ceará. Mais prefeitos e seus vices, mais vereadores e seus assessores, mais Hilux e, ainda, mais "licitações".

Unidade

Maia Júnior, secretário da Seplag ligado ao PSDB, é tido no Palácio da Abolição como "um competente profissional, dedicado à coordenação do conjunto de secretarias do Governo, a cujas ações deu unidade". É a opinião de uma alta fonte com gabinete no Abolição.

Feirão

Mesmo com a dificuldade de locomoção causada pela greve dos caminhoneiros, o Feirão da Caixa, no fim de semana, foi um sucesso: no sábado, foram ao Iguatemi 6.500 interessados. Hoje, as construtoras de Fortaleza estão a celebrar suas vendas.

S. Francisco: as promessas

Tem muito boa vontade o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, que na semana passada, em Juazeiro do Norte, fez de novo a promessa de que o Canal Norte do Projeto S. Francisco estará pronto em agosto. O próprio ministro prometeu que, até o fim do próximo mês de junho, a 3ª Estação de Bombeamento do Canal - que elevará até 90 metros as águas do rio - estará concluída. Há um túnel no meio do caminho, ainda não todo perfurado mas incluído na promessa. O novo consórcio trabalha 24 horas por dia, assegura Pádua Andrade. Para esta coluna, águas só em 2019.

Comércio

João Guimarães (foto), presidente da Associação Comercial do Ceará, lidera hoje aqui o II Encontro das Associações Comerciais do Nordeste. O BNB celebrará, na ocasião, um Acordo de Cooperação com a FACC e o Sebrae apresentará painel com o seu menu de serviços para empresas comerciais.

Bom

Ceará Fashion

Vem aí, de 1 a 3 de agosto deste ano, a 3ª edição do Ceará Fashion Trade, uma feira internacional de negócios da moda. Presidente do Sindroupas-CE, Lélio Matias já trabalha na sua organização.

Ruim

Alô, PMF!

Muitos dias antes do movimento dos caminhoneiros, a Rua Afonso Celso, entre Tibúrcio Cavalcante e Joaquim Nabuco, já virara um lixão a céu aberto. Nos últimos dias, esse problema agravou-se.

Livre mercado

Para o Conselho Federal de Economia (Cofecon), a Petrobras está "subutilizando a capacidade de refino de 4 refinarias que fazem parte do plano de desinvestimento da empresa, como estratégia de proporcionar um mercado para os importadores e potenciais compradores". O Cofecon entende que "isso gera uma dependência de importações de derivados do petróleo, transmitindo a volatilidade do câmbio aos seus preços. (...) A solução não passa simplesmente pela eliminação de impostos".

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.