coluna

Egídio Serpa: cajucultura, uma aventura

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 15.06.2018

Cajucultura no Ceará só será viável com irrigação e com mudas do cajueiro anão precoce, que produz três vezes mais do que o cajueiro antigo, de copa larga. Plantam-se até 200 mudas de anão precoce em um hectare, colhendo-se até 1 mil quilos/ha - três vezes mais do que o outro. Problema: não há água, pelo menos por enquanto, para a irrigação não só de cajueiro, mas de qualquer cultura. A que existe está no sub-solo e é limitada à geografia dos aquíferos. A água dos açudes é para o abastecimento de cidades. E, sem oferta garantida de água, será uma aventura buscar financiamento no BNB para investimento na cajucultura, uma atividade que só dá retorno em longo prazo. Muitos pequenos produtores transformam já seu cajueiral em lenha para a indústria cerâmica.

Caju

Ontem e hoje, na Fiec, há o I Seminário da Cajucultura do Nordeste. O deputado Raimundo Gomes de Matos é um dos seus promotores. A ideia é juntar sugestões para a revitalização da atividade. Solução é cara: arrancar o caju antigo e plantar o anão.

Negócio

Se você empreendedor, busque a investidora In3citi. Ela busca empreendedores e inovadores tecnológicos que serão selecionados para encontro com investidores. Tudo em parceria com a Pipe Social. Mais informações pelo site www.In3citi.Com

Voltando

Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Ceará, retornará amanhã de S. Paulo, onde fez cirurgia que extirpou com sucesso um câncer no pulmão. Em mais uma semana, retomará as suas atividades na Fiec e na sua empresa, a BSpar.

Exportando

Sede da usina siderúrgica da CSP, São Gonçalo do Amarante segue liderando o ranking de municípios exportadores do Ceará. De janeiro a maio deste ano, S. Gonçalo exportou US$ 416,8 milhões em mercadorias - puxadas por placas de aço.

A democracia cara e lenta

Para o sociólogo Élcio Batista, chefe do Gabinete do governador do Ceará, Camilo Santana, "o Estado brasileiro ficou grande, cresceu exorbitantemente e foi apropriado pela elite e pela classe média". Ele vai ao ponto com a pergunta: "Precisamos mesmo de 4 instâncias para garantir a aplicação isonômica da Lei?" Na sua opinião, este é um dos motivos que fazem a democracia no Brasil ser "cara e lenta". Na opinião de Élcio Batista, o que há aqui "é uma democracia à brasileira", uma vez que bastariam duas instâncias para se fazer Justiça. Ele atira: "Burocracia e pouca transparência tornam cara a democracia no Brasil".

S. Francisco

Teve sucesso o teste de sentido de giro da 1ª bomba da Estação de Bombeamento (EB) do Canal Norte do Projeto S. Francisco de Integração de Bacias (foto). Essa EB está localizada em Salgueiro (PE). A notícia é boa, mas, na verdade, água do rio São Francisco no Ceará só no início de 2019.

Bom

Restituição

Boa mesmo, hoje - além do jogo Espanha x Portugal pela Copa do Mundo - é a informação de que a Receita Federal libera nesta data o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Um gol legal!

Ruim

Recall

Ter um automóvel novinho, zero quilômetro, é o sonho de muitos brasileiros. Mas, diante de tanto "recall" para consertar isto e aquilo, há quem esteja a preferir comprar carro "pós recall".

Livre Mercado
 
Uma fonte da Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Ceará revelou à coluna: está acelerada a elaboração do projeto que permitirá o reúso da água proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto da Cagece em Fortaleza. A ideia - segundo a mesma fonte - é transferir essa água para as empresas industriais do Pecém, o que reduziria a quase zero a oferta de água do Castanhão para o CIPP. De acordo ainda com essa fonte, o projeto poderá ser executado a partir do fim deste ano. Boa nova!

 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.