coluna

Egídio Serpa: boas ideias e um problema

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 20.07.2018

Na metade do próximo ano, a dívida pública do País irá aos R$ 4 trilhões. Ou se muda o regime fiscal brasileiro vigente ou o futuro das nossas crianças estará todo inviabilizado. Assinado, Paulo Guedes, assessor de economia do candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro. Ele falou 4ª feira, no Lide Ceará. Na opinião dele, por que ainda manter estatal os Correios, "que entrega carta com dois meses de atraso?" Se depender dele, tudo o que for possível privatizar será privatizado. Aumentar imposto, nem pensar. Reduzir o número deles, com certeza. Guedes tem o discurso que agrada aos empresários. Há uma pedra no caminho: seu candidato terá 8 segundos da propaganda eleitoral gratuita na tevê e no rádio. E ainda não conseguiu fazer uma só coligação.

Senai

Com máquinas doadas por empresas do setor, o Senai-Ceará implantará em Fortaleza novo curso para a qualificação de mão de obra que faz jeans na indústria de confecções. Dentro de 40 dias, estarão instaladas as máquinas. Depois, o curso.

Simpático

Paulo Guedes - que será ministro da Fazenda em um possível governo Bolsonaro - falou 4ª feira ao Lide-Ceará. Elogiou avanços do Estado no setor da educação, citou Ciro Gomes simpaticamente e disse: o Ceará teve uma sucessão de bons governos.

Alô, Oi!

Informa a operadora de telefonia Oi: sua nova diretora de Comunicação e Marketing é a publicitária Flávia da Justa. Ela já está à frente da comunicação do varejo corporativo, além de pesquisas de marketing. Tem 20 anos de experiência.

Energia

Ao decidir por fazer leilão de energia a Casa dos Ventos - do cearense Mário Araripe - mostra o futuro próximo do mercado livre de energia, cujos preços já se reduzem, levando as distribuidoras a repensar seu negócio. Isso também reduzirá impostos.

Placa chinesa é certificada

Distribuidora no Brasil das placas fotovoltaicas fabricadas pela chinesa CGL, a empresa cearense Sou Energy manda dizer: seus produtos, graças à melhor tecnologia, podem suportar "os impactos naturais, como a oxidação causada pelos efeitos da maresia". Mais: "Passam por um rigoroso controle de qualidade que lhes garante a certificação IEC 61701:1995 (ensaio de corrosão por névoa salina em Módulos Fotovoltaicos - PV)". E mais: "Além da maresia, a certificação os resguarda dos efeitos da corrosão por amônia e sopro de areia. Por isto mesmo, as placas da GCL têm garantia de 10 anos".

Vai acabar

Ministro da Fazenda de um possível governo Ciro Gomes, o economista Mauro Benevides Filho voltou a dizer que a "pejotização" - a troca da Pessoa Física pela Pessoa Jurídica, de que lançaram mão profissionais de classe média para aderir aos 15% do Simples e sair dos 27,5% do IR - terá fim.

Bom

Xilogravura

Ximenes - é assim que o mundo cearense das artes o conhece - está expondo suas xilogravuras no Museu da Cultura do Ceará, no Centro Dragão do Mar. A mostra irá até o próximo dia 29.

Ruim

Endividado

Conselho de economistas: é erro grave permitir que um parente, próximo ou não, use seu cartão de crédito para fazer compra em loja ou para sacar do seu cheque especial. Dará dor de cabeça.

Livre Mercado

Segunda-feira, 18, um grupo de empresários cearenses reuniu-se com seis técnicos - três especializados em energias renováveis e dois em pesquisas voltadas para a agricultura. Estes, integrantes do IFCE de Aracati, falaram sobre as pesquisas que realizam na aquicultura e hidroponia. Os outros abordaram a questão da energia solar, com foco na ação da maresia sobre placas fotovoltaicas, a respeito do que os professores do IFCE não se manifestaram. É registro da coluna para evitar dúvidas.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.