Coluna

Egídio Serpa: BNB e Adece — reunião hoje

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 17.04.2018
Hoje, o BNB e a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) reunirão seus técnicos para tratar da reestruturação do setor agropecuária do Estado. A reunião será na sede do banco, no Passaré. Sílvio Carlos Ribeiro, diretor de Agronegócio da Adece, está otimista, pois foi o próprio BNB que tomou a iniciativa da reunião, de cuja pauta constam pelo menos 19 projetos de apoio aos agropecuaristas, que estão entusiasmados pelas boas chuvas que se registram no sertão e com a recarga - ainda discreta - dos grandes açudes. Esses projetos consumirão R$ 19 milhões em investimentos (R$ 5,5 milhões do Estado) de cuja divisão o BNB quer participar. Com água de superfície ou do sub-solo, a agropecuária será capaz de dobrar sua produção no Ceará, diz Sílvio Ribeiro.

Granito

Está na ZPE do Ceará a manifestação de interesse da paulista Dapaz, que quer instalar lá uma unidade de beneficiamento de granitos e mármores. É a vigésima empresa interessada na ZPE do Pecém. Ela quer iniciar suas operação em 2019.

Energia

Fernando Cirino Gurgel, dono de bons terrenos na Chapada do Apodi, um dos endereços do sol no Ceará, está sendo procurado por investidores estrangeiros e nacionais. Querem aluga-los para instalar aerogeradores e placas fotovoltaicas. 

Crato

Secretário de Agricultura e Pesca, Euvaldo Bringel faz uma aposta. Ele diz que o novo Parque de Exposição Agropecuária do Crato, cuja ordem de serviço foi dada pelo governador Camilo Santana, será o maior da região Nordeste. A conferir.

Carrefour

Vem aí o Carrefour Market - novo tipo de supermercado da rede europeia idealizado para fazer concorrer com os mercadinhos de quarteirão. Terá 500 m² de ABL e 7.500 itens em suas gôndolas. Já lançado em SP, avançará pelo País - o Ceará no meio. 

Há demanda para o voo?

Como anunciou o Diário do Nordeste, a Latam terá mais dois voos partindo de Fortaleza para Miami e Orlando, na Flórida. E no próximo dia 25 revelará os seus planos para fazer do Aeroporto Pinto Martins seu hub no Nordeste. Isso só será possível porque o Governo do Ceará lhe dará os incentivos fiscais que reduzirão o ICMS incidente sobre o querosene que abastece aqui os seus aviões. São os mesmos incentivos de que gozará a Air France-KLM e de que já goza a Gol. Surge uma pergunta: há - e haverá no curto prazo - demanda para tantos voos? Daqui a 16 dias, começarão os voos para Paris e Amsterdam.

Faustão

Paulo José, cantor cearense que atravessou divisas e fronteiras, foi uma das atrações do “Domingão do Faustão”, da Globo, no dia 15 passado. Cantou uma só música com orquestra; as demais, à capela. Aplaudido de pé, Paulo José mandou uma opinião política: “O eleitor tem de saber votar”.

Bom

Enchentes

Festa na Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh): o Castanhão recarrega-se graças às enchentes do rio Salgado. Já tem mais de 400 milhões de m³. Orós, perto de 200 milhões m³.

Ruim

Corrupção

“Não se pode tolerar a corrupção, ela destrói a democracia”. Pode parecer estranho, mas o autor da frase acima é o presidente Michel Temer, que está todo enrolado na Lava Jato por causa da Rodrimar.

Livre Mercado

Criadores de peixe do Mato Grosso importaram da China exemplares do Panga, um peixe muito consumido naquele País e no Vietnã. O Panga adaptou-se perfeitamente às condições brasileiras e hoje os matogrossenses já o produzem em escala. Os chineses, em contrapartida, importaram daqui a tilápia, que já produzida em escala asiática - para atender à gigantesca demanda. Eis mais um exemplo do que pode e do que faz a globalização - a troca entre países de produtos, serviços e tecnologias. 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.