Coluna

Egídio Serpa: A nova fronteira do Ceará

egidio-serpa

Egídio Serpa

egidio@diariodonordeste.com.br

01:00 · 14.11.2017

Economia do mar? Sim! É o novo foco de atenção do Governo do Ceará, anuncia Élcio Batista, chefe do Gabinete do governador do Estado, entusiasmado com a boa perspectiva que a costa cearense, de 600 km, pode produzir com a captura e o beneficiamento do atum - um dos mais nobres peixes do mundo. "O Ceará pode tornar-se, em pouco tempo, o maior produtor brasileiro de atum", diz Élcio Batista, lembrando que hoje o Estado produz, beneficia (agrega valor) e vende para o mercado interno e para o exterior exatas 1 mil toneladas por mês desse tunídeo, tudo com barcos pequenos, de madeira. A partir do momento em que chegarem aqui barcos maiores, com tecnologia a bordo, a atividade atuneira explodirá. Nas águas doces interiores já reina a tilápia.

Inauguração 

Francisco e Manoel Rocha, irmãos donos da F. S. Rocha Pescados e Mariscos, vão inaugurar até o Natal as novas instalações de sua loja, que terá mais 1.500 m² de área de venda de peixe.

Global

Tão moderna e eficiente é a usina de envasamento da Ypióca na Av. Washington Soares, em Fortaleza, que é lá que a britânica Diageo engarrafa, aqui no Nordeste, o seu famoso uísque Black and White. E, também, sua Vodka Smirnoff. Eis aí o que se chama de globalização.

Senador

Luiz Roberto Barcelos, diretor e sócio da Agrícola Famosa, que tem sede em Fortaleza e fazendas de produção de melão no CE e RN, disse aos que o queriam candidato ao Senado por lá: "Chance zero. Meu título de eleitor é de Fortaleza".3

A promessa e a realidade
 
Para ganhar a eleição, o candidato a presidente da República - qualquer um deles - terá de aliar-se aos bons e aos maus. Mais: terá de prometer o que não cumprirá, como fez Dilma Rousseff em 2014. E como fez seu adversário Aécio Neves: contra a corrupção, foi flagrado dentro dela. Após a eleição, longe do palanque da demagogia, o eleito encarará a realidade e, se tiver compromisso com o País e seu povo, terá de dizer que impossível será cumprir o prometido. Se tentar enganar, ficará como os antecessores. A crise é grave. Supera-la exigirá duras reformas.

Atacado

Presidente por duas vezes da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o empresário José do Egito - dono de uma das três maiores organizações do comércio atacadista do Ceará, não tem dúvida: "A economia voltou a crescer. A prova é o nosso setor, que está vendendo mais", diz ele.

Bom

13º salário

Boa notícia: 48,1 milhões de trabalhadores no mercado formal receberão o 13º salário até o dia 20/12. Isto significa 57,8% dos 83,3 milhões de brasileiros que terão o benefício.

Ruim

Aeroporto

Na última sexta-feira, 10, uma dona de casa foi ao Aeroporto Pinto Martins e assustou-se com o preço do estacionamento: R$ 21 por só 1h15. Alô, Fraport! Eis um ponto negro do Aeroporto.

Livre Mercado

Coordenador da unidade de transplantes de coração do Hospital Dr. Alberto Studart, em Messejana, o doutor João David de Souza Neto já trabalha na organização do Congresso Brasileiro de Cardiologia de 2020, que será realizado em Fortaleza, que o recebeu no ano passado. Dois fatores concorreram: a qualidade dos profissionais da cardiologia cearense e o encanto desta capital. Estão descaracterizando a Black Friday. Ou antecipando a promoção, ou esticando-a. Isso gera desconfiança.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.