coluna

Bolso & Cia: Planejamento e educação

01:00 · 15.09.2017

Organização financeira deve prevalecer com maior ênfase no fim do ano entre pais de alunos. Neste período, a partir do mês de outubro, começa a ser definido o reajuste das mensalidades escolares para o ano seguinte, normalmente com reajustes acima da inflação. É hora de pensar já na reserva de parte do 13º salário que será creditada ou da restituição do Imposto de Renda para fazer face a essas despesas. Para quem tem condições financeiras, a negociação de um maior volume de parcelas permite um bom desconto.

Medindo impostos

Medir e conscientizar sobre o peso da carga tributária brasileira através de uma ferramenta efetiva merece destaque internacional. O Impostômetro concorre a um prêmio da "International Chamber of Commerce", na categoria de melhor projeto não convencional. Lançado em 2005, o Impostômetro registra os valores pagos em impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. Os cálculos são do IBPT.

75,7%

Dos consumidores

De Fortaleza afirmam que fazem orçamento mensal para acompanhar seus gastos e rendimentos. Os números de setembro da Fecomércio apontam que isso contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Entretanto, 12,1% relataram que fazem orçamento, mas sem controle eficaz dos gastos.

'Sua excelência' o cliente

Image-0-Artigo-2296922-1

Diariamente, a razão de existir das empresas deve ser o cliente. Entretanto, foi criada uma data para homenagear a figura que faz girar e manter vivos os negócios. Hoje, 15 de setembro, o consumidor deve estar mais atento a promoções e descontos. A fidelização por meio do tratamento diferenciado tem sido uma estratégia daquelas empresas que têm como prioridade valorizar o consumidor, uma premissa a ser seguida.

"As taxas das operações de crédito continuam em patamares elevados. O ambiente de baixo crescimento, desemprego e nível de endividamento alto, aumenta o risco de inadimplência e faz os bancos manterem juros elevados"

Miguel Ribeiro de Oliveira. Diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac)

Atendimento ao trabalhador 

A Superintendência Regional do Trabalho (SRT-CE) orienta o trabalhador que deseja algum tipo de serviço de sua competência, tirar a Carteira de Trabalho ou habilitar o seguro-desemprego. 

Para maior comodidade, todos os serviços podem ser agendados pelo site: saa.Mte.Gov.Br, onde o trabalhador pode escolher o local desejado. 

Atendimento Fortaleza II - Rua 24 de maio, 178 - Centro - 32553901 

Fortaleza I - Piso L1, Shopping Riomar Kennedy -Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - 3459-0196 

Agência do Trabalho RioMar Papicu- Avenida Desembargador Lauro nogueira, 1500 - Piso E2- 3459-0195 

Gerência de Maracanaú- Rua 14, nº 04 Jereissati 01- 32931331 

Agência de Caucaia - Rua Presidente Getúlio Vargas ,27 - 32941161

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.