coluna

Bolso & Cia: Organize-se; o 'Leão' vem aí

01:00 · 12.01.2018

Ainda há contribuintes tentando se desvencilhar da malha fina, mas o Leão do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2018) vem aí e já está aprontando a 'mordida'. Para quem sabe que terá que declarar já é hora de começar a organizar a documentação com antecedência. Isso permite preparar a declaração com mais calma e evitar erros que podem levar à malha. Também se evita o corre-corre de última hora e há mais tempo para localizar recibos importantes do ano passado. Outra vantagem é conseguir um lugar no início da fila da restituição.

Lista de devedores

Está na faixa etária entre 30 e 39 anos os consumidores que mais figuram nos cadastro de negativados. Em dezembro, segundo o SPC Brasil, metade da população nesta faixa etária (50%) tinha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,08 milhões. Entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção cai para 20% - em número absoluto, 4,84 milhões. Na população idosa, entre 65 a 84 anos, a proporção é de 30%.

38%

Dos consumidores

No País terminaram o ano de 2017 buscando economizar, preocupados com as tradicionais contas de janeiro, dentre elas IPVA, IPTU e despesas com materiais escolares, segundo a Kantar Worldpanel. Porém, entre os 1.023 consultados, 6% não pretendiam economizar no fim do ano, pois era o período com seu o maior volume de despesas.

A Inflação de cada consumidor e a crise

Image-1-Artigo-2348735-1

A inflação baixou, mas um dos fatores que tiveram influência determinante nesse resultado foi a recessão. Muitas pessoas deixaram de ter condições de consumir nos níveis anteriores e adaptaram suas compras. É preciso ainda entender que a cesta de itens considerada pelo índice de inflação pode não ser aquela que você costuma consumir, portanto a "sua" inflação pode ser maior ou menor do que aquela medida pelos índices oficiais.

"Vemos nossos clientes como convidados para uma festa, e nós somos os anfitriões. É nosso trabalho diário fazer cada aspecto da experiência do cliente um pouco melhor"

Jeff Bezos

CEO da Amazon. É hoje a pessoa mais rica de todos os tempos, com patrimônio líquido calculado em US$ 105,1 bilhões (na última segunda-feira)

Satisfação com o novo emprego

Os brasileiros que mudaram de emprego estão entre os mais satisfeitos do mundo com a nova posição, revela estudo do The Boston Consulting Group (BCG)

Em âmbito global, cerca de 74% dos profissionais afirmam que assumir um novo desafio aumentou sua satisfação no trabalho

Entre os fatores que motivaram a mudança de cargo estão: demissões, falta de oportunidades de crescimento e insatisfação com salários e benefícios

Os brasileiros também estão entre os que menos descartam trabalhar no exterior: 73% disseram que aceitariam sair do Brasil, caso necessário. A média mundial foi de 61%

Os trabalhadores que mostraram satisfação em sua maioria tem entre 20 e 30 anos (75% deles)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.