Coluna

Bolso & Cia: garantir a aposentadoria

01:00 · 17.11.2017
 

O volume de recursos investido em previdência privada cresceu 13% no 1º semestre de 2017, mesmo com a crise econômica, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi). Quem busca o plano privado, além de ter poder aquisitivo para poupar o necessário, busca manter o padrão de vida quando vier a se aposentar, sobretudo diante da perspectiva de Reforma da Previdência. A adesão é cada vez mais indicada, em especial, para quem pode começar a contribuir ainda jovem de forma a diluir o valor dos depósitos. É possível determinar de quanto será a contribuição e como será o recebimento, se vitalício ou por um determinado período. 

 

Para viajar

Economizar para viajar é possível. Se pararmos para pensar, encontramos pequenos gastos que fazem parte do nosso dia a dia que podem ser cortados. Trace uma meta, veja onde está usando o dinheiro e descubra o que pode ser eliminado. Deixe de lado os supérfluos, lave o próprio carro, faça você mesmo as unhas, leve o lanche para o trabalho. Você também pode vender o que não usa mais ou fazer um ‘freelance’.

 

64% dos brasileiros se sentem movidos pelo espírito de Natal e 31% consideram um gesto importante presentear na data. Em contrapartida, 27% não mostram ânimo ou estão menos empolgados, diante das dificuldades financeiras. A falta de dinheiro e o desemprego afetam 17% e 15%, respectivamente, diz o SPC.

 

Mulheres: a maior intenção de compra

As fortalezenses estão mais propensas a consumir neste mês de novembro, com 39,6% manifestando a intenção. A decisão de compra é maior no grupo com idade entre 18 e 24 anos (46,1%), com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (52,1%). Os dados antecipados são da pesquisa sobre Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), que a Fecomércio-CE divulga hoje. O valor médio das compras estimado para o mês é de R$ 291,57.

 

"A ‘maquiagem’ de preços durante a Black Friday é uma das principais reclamações dos consumidores. Desconfie de descontos muito altos, pois pode tratar-se de anúncios em sites fraudulentos. A velha e boa pesquisa continua sendo a melhor ferramenta.

Cláudia Santos
Diretora do Procon Fortaleza

 

Modelos na previdência privada

A Previdência Privada, alimentada pela contribuição à aposentadoria que não está vinculada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), reúne cada vez mais adeptos, principalmente diante das mudanças previstas no regime público.

Os principais tipos de previdência existentes e oferecidos pelo mercado seguem o seguinte modelo:

(Plano Gerador de Benefício Livre)

Recomendado para pessoas com renda alta, pois o valor pago ao plano é abatido do Imposto de Renda. Porém, quando o valor for resgatado, o imposto será abatido do valor total sendo indicado para quem irá utilizar a previdência

(Vida Gerador de Benefício Livre)

Não é abatido do Imposto de Renda. Quando o dinheiro for resgatado, o imposto descontado é somente do que o dinheiro rendeu.

 

 

 

 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.