Coluna

Bolso & Cia — filhos: planeje as finanças

01:00 · 29.06.2018

Começar ou aumentar a família é uma decisão desafiadora e que impõe gastos. Além do aspecto emocional, ter um filho exige disponibilidade de tempo e planejamento financeiro. Para cuidar dos pequenos que chegam, os pais precisam ajustar os orçamentos de forma que possa haver a mínima tranquilidade durante essa nova etapa da vida. Há ferramentas digitais, inclusive, que simulam o valor médio desembolsado com os filhos até os 23 anos. Um desses mecanismos é o IQ360, que traça um perfil dos recursos necessários com base em idade, educação, saúde e até a mesada e aponta o quanto é necessário investir. O importante é que os pais consigam se programar e até fazer ajustes em aplicações e investimentos.

Planos econômicos

Estão em andamento as adesões ao acordo que prevê o ressarcimento a todos os poupadores prejudicados pelos Plano Bresser, Verão ou Collor II que ingressaram na Justiça com ações individuais ou que executaram sentenças de ações civis públicas ou coletivas dentro dos prazos legais. O termo é voluntário, mas é preciso ter cuidado com golpes. A liberação da indenização pelos bancos não é atrelada a qualquer tipo de pagamento. Não forneça dados a desconhecidos. Fica o alerta!

7,1% foi o aumento das despesas dos consumidores em dia de jogo da Copa do Mundo de Futebol nas panificadoras, segundo levantamento da Cielo Business Analytics. Os demais setores do varejo avaliados tiveram queda no consumo se comparado a um dia normal. Foi verificada retração de 19,8% no varejo total, de 32,8% nas vendas de vestuário, 18,7% nos supermercados e até nas drogarias, com recuo de 18,7%.

Cheque especial com nova regra

O cheque especial passa a ter nova regra a partir de 1º de julho e é a linha de crédito mais cara do sistema financeiro. Uma pré-condição para o uso do consumidor deve ser, sem exceção, avaliar o quanto irá pagar de juros. Com a mudança nas regras, as instituições financeiras vão oferecer uma opção mais barata para o correntista que utilizar 15% do limite da conta por 30 dias seguidos. Além disso, nada muda para quem permanecer devedor.

"A inclusão do nome no SPC ou Serasa sem o consumidor ser avisado ou por cobrança de valor de forma indevida também gera dano moral e cabe ação contra a empresa que cometeu o ato. O mesmo vale para o caso de compras virtuais em que o consumidor não receber o produto ou perceber falsos descontos".

Franco Almada
Advogado e especialista em Direito do Consumidor

De olho no parcelamento do Simples

Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes do Simples Nacional, mais conhecido como Refis da Pequena Empresa, podem aderir até o próximo dia 8 de julho. Para quem está em dúvida se deve aderir, o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, diz que a resposta é que sim. A recomendação inicial é realizar um levantamento dos débitos tributários que possui, seguido de uma análise das melhores formas de pagamento. Mas é necessário optar por valores que se consiga honrar no passar dos meses.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.