coluna

Bolso & Cia: desejo x intenção de compra

01:00 · 11.08.2017

Em tempos de dinheiro curto fica mais difícil tornar compatível o desejo dos pais com a intenção de compra dos filhos. Os presentes mais desejados para o Dia dos Pais são smartphones (29%), equipamentos eletrônicos (TV, home theater e som), ferramentas (15%), relógios (12%) e notebooks (11%), aponta o Mercado Livre. A intenção de compra nem sempre concretiza o desejo. Ferramentas, relógios, artigos de moda, itens de cuidado pessoal e até smartphones são cogitados pelos filhos.

CE e micronegócios

O Ceará figura em 4º lugar no ranking de investimento em micronegócios no primeiro semestre deste ano. Os empréstimos online concedidos pela Simplic atestam que o cearense está se lançando para empreender ou alavancar o negócio. Foram 2.619 pedidos de crédito no Estado, 5% das operações. A liderança é de São Paulo (14.018), seguido pelo Rio (6.015) e Bahia (3.803). A maioria dos que recorrem à plataforma de crédito é de homens (52,4%). As mulheres correspondem por 48%.

79%

É a fatia de brasileiros

Que mostram ser o consumo colaborativo mais que tendência. Eles concordam que essa atitude torna a vida mais fácil e funcional. A pesquisa também aponta para categorias de produtos que valem mais a pena alugar em vez de adquirir um novo, como livros (56%), equipamentos de ginástica (53%), artigos esportivos (53%), itens de jardinagem (51%) e instrumentos musicais (50%). O levantamento é da CNDL.

Serviço de saúde sem mensalidade

As clínicas médicas populares estão ganhando mercado com alguns diferenciais que atraem clientela em relação aos planos particulares. A ausência de mensalidade é o principal aspecto que explica o desempenho. O cliente não conta com assistência integral, mas diante do bolso apertado e da dificuldade de acesso, inclusive à rede pública, acaba optando por contar com preços menores para realizar procedimentos. "Com o desemprego elevado, manter um convênio médico não é uma tarefa fácil", aponta a franquia Medic Mais.

Recado da especialista

"Se um dos argumentos para defender reformas é o chamado déficit da Previdência Social, de que a conta não fecha, não faz sentido abrir mão de receitas. Isso será possível com a MP que permite o parcelamento de débitos de produtores rurais pessoas físicas e adquirentes de produção rural à seguridade social vencidos até 30 de abril de 2017, com condições facilitadas. Mais uma vez fica claro que o Governo não está preocupado com a arrecadação. É necessário, antes de uma reforma, rever o custeio, estancar desvios de recursos da seguridade, melhorar os mecanismos de fiscalização, ou seja, proteger os recursos da Seguridade Social".

Jane Berwanger
Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBPD)

Viaens: brasileiros entre os mais preocupados

A ansiedade nas primeiras 24 horas antes de uma viagem já é uma característica marcante entre os brasileiros. Quem identificou essa preocupação foi a Booking.com, em levantamento que incluiu 25 países. Veja os resultados:

> 47% (quase metade) dos viajantes brasileiros admitem que se preocupam com as coisas que podem dar errado no primeiro dia de viagem

> 52% acreditam que as primeiras 24 horas são as mais marcantes e capazes de ditar o tom da viagem, altas expectativas

> 52% também se preocupam com a possibilidade de perder sua bagagem (mas apenas 13% das pessoas já vivenciaram esta situação)
 
> 49% se preocupam que a acomodação não corresponda às expectativas
 
- 46% têm medo de ficar doente (46%) e não conseguir encontrar um bom lugar para comer (41%)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.