Coluna

Bolso & Cia: Atenção às tarifas bancárias

00:00 · 17.03.2017

As tarifas do banco estão pesando no seu orçamento ou você sequer percebe o que vem pagando? Pois saiba que o cliente pode desembolsar, em alguns casos, mais de R$ 1 mil por ano com tarifas bancárias. Mas é possível ter conta corrente e não pagar tarifas. Há tipos de pacotes isentos: a conta digital ou eletrônica e o pacote de serviços essenciais. O cliente precisa optar por uma ou outra, pois não é possível ter ambas na mesma instituição.

Se você é do tipo que faz tudo por computador e detesta ir ao banco, pode optar pelo pacote digital.

Fintechs

O uso de serviços das chamadas fintechs - startups que oferecem serviços financeiros - está acima da média global no Brasil. Estudo aponta que 74% dos consumidores brasileiros utilizam produtos ou serviços dessa categoria, enquanto a média global está em 63%, aponta a Capgemini. A popularidade alcançada por essas empresas é motivada pela percepção de que são mais fáceis de usar (82%) e oferecem serviços mais rápidos (81%).

82%

Dos brasileiros

Ainda têm uma percepção de que a situação da economia está ruim, contra somente 3% que consideram a situação boa ou muito boa. A constatação é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A maioria (49%) atribui este resultado à corrupção e ao mau uso dos recursos públicos. Outros 27% creditam ao alto desemprego e 15% à inflação.

Mulheres: a dificuldade de se aposentar

A aposentadoria por idade é a modalidade mais acessada pelas mulheres devido à dificuldade de acúmulo de anos de contribuição. A proposta de aumento de anos, de pelo menos 15 para 25 anos de contribuição mínima, implicará numa mudança radical na participação das mulheres na previdência, diz a especialista Jane Berwanger. "Estimamos que cerca de 47% das atuais contribuintes não conseguirão se aposentar", estima.

Mulher

Recado do especialista

"O modo de consumir, em todos os setores, passou por profundas transformações ao longo da última década. E continua mudando. Cabe às empresas a capacidade de entender, ouvir e se adaptar a esse movimento para, assim, alcançar um objetivo que é crucial para a sustentabilidade do negócio: oferecer a melhor experiência de consumo para os seus clientes. O processo de mudanças é iminente e constante, portanto temos que estar preparados para atender os Millenials, Geração Z e o que vier pela frente..."

Alex Tabor

CEO e fundador do Peixe Urbano

Image-1-Artigo-2215434-1

De olho nos rumos da previdência

•A discussão sobre a reforma da previdência vem ganhando corpo e mais da metade dos brasileiros têm acompanhado a questão.

•Segundo o SPC Brasil, 56% têm acompanhado de alguma maneira as informações sobre o tema, com destaque para homens (63%), pessoas com 55 anos ou mais (80%) e das classes A e B (77%).

•No total, 19% afirmam estar por dentro de todo o processo e alterações, principalmente os mais velhos (31%). Dos 38% que afirmam não estar acompanhando o debate a maioria é de mulheres (44%), jovens (52%) e entrevistados das classes C, D e E (43%).

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.