Coelce vai parcelar a 2ª conta de abril

Escrito por Redação ,
Legenda: Alguns usuários da Coelce receberam duas faturas, uma no início e outra em meados de abril
Foto: FOTO: KID JÚNIOR

Diante da pressão de usuários e órgãos de defesa do consumidor, a Coelce recua e informa que os clientes de Fortaleza e Região Metropolitana que receberam duas faturas com data de vencimento para o mesmo mês não terão cobrança de juros e multas, para a segunda fatura, durante os meses de abril e maio. Para ter direito ao parcelamento das contas, o consumidor terá de pagar a primeira fatura integralmente, como valor de entrada, e a segunda dividida em até duas parcelas, sem juros.

Por meio de nota, a Coelce esclareceu que "essas medidas foram desenvolvidas para reduzir o impacto aos clientes afetados pela mudança" e declara que a mudança na data de vencimento "foi feita para melhorar o processo de leitura e entrega das contas de energia, não havendo nenhuma relação com a revisão tarifária da companhia".

A empresa não esclareceu, no entanto, se o envio de duas contas continuará a ocorrer no mês de maio, para outros usuários que ainda não tiveram suas datas de cobranças alteradas.

Decon

Ontem, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), anunciou que instaurou um procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas pela Coelce, na cobrança da conta de energia elétrica deste mês de abril. Segundo a secretária Executiva do Decon, Ann Celly Sampaio, "a instauração do procedimento se fez necessário, pois entre os dias 20 e 24 de abril foram efetuadas 29 reclamações junto ao órgão".

Para ela, a ausência de informações sobre as medidas adotadas viola preceitos determinados no Código de Defesa do Consumidor. Outros dois órgãos de defesa do consumidor, o Procon Fortaleza e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, já haviam cobrado respostas da Coelce, como divulgou, com exclusividade, o Diário do Nordeste, nas edições dos dias 17 e 18 deste mês.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.